Pela limpeza das бguas da Praia de Matosinhos sign now

Й vergonhoso que um municнpio que tenha como slogan "Matosinhos, terra de horizonte e mar" tenha, desde 15 de Junho de 2004, a sua principal praia interdita а prбtica balnear. Esta proibiзгo advйm do facto da qualidade das suas бguas ser francamente mб, representando riscos para a saъde pъblica (foram regularmente detectados elevados нndices de coliformes fecais, que podem provocar desde gastroenterites atй hepatite A).

A praia de Matosinhos й frequentada ao longo de todo o ano, pelas suas boas acessibilidades e proximidade da zona urbana; os utentes nгo se limitam aos matosinhenses, sendo tambйm originбrios de outros concelhos adjacentes, tais como o Porto e a Maia. A topografia e caracterнsticas fнsicas da praia - areal plano e extenso, baнa que a protege de grandes ondulaзхes, poucas rochas, etc - tornam-na ideal para a prбtica de diversas actividades desportivas, tanto do foro nбutico (surf, pesca, etc), como jogging e desportos de bola (vуlei de praia), ao mesmo tempo que permitem que seja uma praia segura para banhistas durante grande parte da йpoca balnear (ausкncia de correntes fortes e de grandes ondulaзхes).

Й por isso primordial que o Concelho faзa um maior investimento na qualidade ambiental das suas бguas. A requalificaзгo da orla marнtima de Matosinhos nгo se pode limitar а construзгo de novos parques de estacionamento, de novos bares de praia e passadiзos de madeira!

Й indispensбvel que sejamos muitos a unir a nossa voz, para recuperarmos a nossa praia de Matosinhos!

-----------------------------------------

Como complemento a esta Petiзгo, podem ainda ser enviados e-mails para:

- Guilherme Pinto ( [email protected] ), Presidente da Cвmara Municipal de Matosinhos;

- Eng. Joaquim Sousa ( [email protected] ), Director Municipal da Direcзгo Municipal de Obras, Ambiente e Serviзos Urbanos da Cвmara Municipal de Matosinhos;

- Eng. Luis Garcia ( [email protected] ), Director de Departamento de Ambiente e Serviзos Urbanos da Cвmara Municipal de Matosinhos;

- Eng. Fбtima Pinto ( [email protected] ), Chefe de Divisгo de Controlo Ambiental da Cвmara Municipal de Matosinhos.

---------------------------------------

Heather CarpenterBy: