PELA IMPLANTAÇÃO IMEDIATA DA FUNDAÇÃO DE APOIO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO ESTADO DO TOCANTINS - FAP/TO sign now

O Tocantins é um dos únicos estados brasileiros que ainda não implantou sua Fundação de Amparo a Pesquisa. Isto trás conseqüências bastante negativas para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, que vai desde a baixa atração para fixação de pesquisadores competentes nas Universidades até a redução da capacidade de inovação tecnológica ao longo do tempo.
A Fundação de Amparo a Pesquisa pode se constituir em um importante instrumento para apoiar a pesquisa científica e inovação tecnológica. Vários programas especiais podem ser criados para induzir o desenvolvimento de pesquisas que promovam o avanço da fronteira do conhecimento e a inovação tecnológica. Ademais, a criação da Fundação pode fortalecer a implantação e consolidação de Mestrados e Doutorados no estado, que necessitam muito de um instrumento regional para o financiamento de suas atividades de ensino e pesquisa.
No Estado do Tocantins, a criação da Fundação de Amparo a Pesquisa também cumprirá um papel importante de fixação de Pesquisadores Doutores nas Universidades locais. Muitos pesquisadores, que aqui chegam, não encontram as condições de apoio adequadas para o desenvolvimento do seu trabalho, acabam optando por outras Universidades (com maior porte e estrutura) no país, em estados com o Sistema de Ciência e Tecnologia já estruturado. Existe uma permanente fuga de cérebros do Estado do Tocantins e isso precisa e pode ser contido.
Desenvolvimento científico e tecnológico é imprescindível para a consolidação da economia do Estado do Tocantins, principalmente no longo prazo. Mas ele não se faz somente com palavras ao vento e sim com ações concretas, por isso é emergente a implantação imediata da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Tocantins.

Goal reached !

browse all the signatures