Pela Dignidade do Ensino sign now

Lamentou Stravinsky que as pessoas nгo fossem ensinadas a amar a Mъsica, mas apenas a respeitб-la.
Podemos acolher a ideia e transpф-la para o ensino da lнngua portuguesa, relevando como й natural a Literatura, e concluir que a Pбtria de todos nуs nгo й amada, nem minimamente respeitada, mas antes parodiada. Nгo sabemos se devemos rir ou chorar perante situaзхes como a de apresentar Frei Luнs de Sousa de Almeida Garrett sob o tнtulo Atй ao meu regresso...; transformar um soneto de Luнs de Camхes numa notнcia de jornal, um texto de Fernando Pessoa num requerimento, um auto de Gil Vicente numa carta de reclamaзгo, ou ainda envolver a poesia de Cesбrio Verde, o poeta de Lisboa e Mestre de Fernando Pessoa e heterуnimos, com editoriais, textos publicitбrios e outros.
Temos assistido а sedimentaзгo do culto do facilitismo, da permissividade e da ignorвncia.Entretanto, valores como a delicadeza, a curiosidade, o espнrito de rigor, a exigкncia, o esforзo ou o brio continuam a ser riscados do quotidiano escolar, com o aval de muitos que integram o Ministйrio da Educaзгo. Testemunhбmos esse comportamento nas ъltimas provas de avaliaзгo do 9є ano, em que se substituiu Os Lusнadas de Luнs de Camхes por pontos de um Tratado da Uniгo Europeia, se interpretou Alves Redol e Luнsa Costa Gomes com respostas de escolha mъltipla e de verdadeiro/falso, se aprisionou a escrita dos alunos, com a imposiзгo obsessiva de um nъmero estipulado de palavras, sujeito o seu incumprimento a uma penalizaзгo. Lamentavelmente, situaзгo idкntica se prevк para os prуximos exames do 12є ano do Ensino Secundбrio, de acordo com informaзхes recentemente chegadas аs Escolas.
Sabemos que, em boa parte, este й o resultado da aplicaзгo dos novos programas, no caso especнfico de Lнngua Portuguesa, aos Ensinos Bбsico e Secundбrio.
Porque ao Ministйrio da Educaзгo se exige responsabilidade no seu directo envolvimento com o Ensino, vкm os signatбrios pedir а Senhora Ministra da Educaзгo que intervenha no sentido de pфr cobro a esta situaзгo, a qual nгo dignifica a Escola, enquanto lugar de continuidade de um patrimуnio herdado, de aquisiзгo permanente de novos saberes e de criatividade inovadora.

Vickie WatkinsBy:
Politics and GovernmentIn: