Pela Continuidade do Software Livre no Banrisul sign now

Mais informaзхes: http://www.softwarelivre.org/news/4776

Essa petiзгo tem como objetico central solicitar ao Poder Executivo do Rio Grande do do Sul e em especнfico ao Banrisul, o cancelamento da Licitaзгo de Pregгo nє 05/00156, que nгo й aberto, porque opta claramente por produtos da Microsoft e pela HT Intel, de acordo com os seguintes argumentos tйcnicos:

a) Prazos exнguos na abertura do pregгo:
- entre publicaзгo e abertura
- documentacao com relaзгo de locais para entrega (quase 1000) entregues somente em papel
- restringe licitacao аs empresas que soubessem do edital antes da publicaзгo legal

b) Prazos de entrega extremamente curtos, considerando-se que a entrega й nas agкncias, ter que instalar o equipamento e, ainda, desinstalar o antigo. Outro fator que deve ser considerado й que existem peзas (o teclado) que sу й feito sob encomenda, portanto, 20 dias para uma quantidade enorme й praticamente impossнvel de produzir (somente se souber anteriormente do processo).

c) Por tratar-se de equipamento para automaзгo bancбria com equipamentos especнficos deixou de ser mero computador de mesa, desqualificando o uso de pregгo.

d) Dimensхes do gabinete (muito menores que o espaзo destinado а instalaзгo) reduz o nъmero de competidores

e) BIOS do prуprio fabricante nгo tкm funзгo tйcnica alguma, inclusive sгo consideradas ruins. O uso deste artifнcio deve ser sу para restriзгo da competiзгo.

f) Sistema Operacional:
Como o Banrisul tem seus sistemas funcionais em Linux, o edital nгo pode exigir o Windows, o que indica o direcionamento para um determinado fornecedor.

Basta viajar para qualquer agкncia do Banrisul e verificar os sistemas que existem na agкncia.

O Windows exige ainda outras aquisiзхes de software que nгo ficam explнcitos no projeto. Sem eles a mбquina praticamente nгo iria funcionar. Vamos a relaзгo: anti-vнrus, acesso a servidor(es) exige uma licenзa, atualizaзгo e controle remoto, ferramentas de desenvolvimento e outros. Um valor que deverб ficar em torno de R$1500,00 por mбquina. Vale lembrar ainda a possibilidade de optarem pelo MS-Office, que acrescentaria outros R$1000 por mбquina.

Alйm disso, nгo й discriminado no edital, portanto, nгo й licitado a compra de software e a serviзo para a instalaзгo, contrariando a determinaзгo do TCU que diz para licitar sofware e serviзo de instalaзгo.

Mais informaзхes: http://www.softwarelivre.org/news/4776

browse all the signatures