Pela abertura de um polo da Cinemateca em Braga sign now

Os abaixo-assinados vкm exigir que Braga seja contemplada com a descentralizaзгo da Cinemateca Portuguesa.

A cidade de Braga nгo tem nenhuma instituiзгo que promova a exibiзгo regular de cinema anterior а dйcada de 1990, nem nenhuma sala dedicada ao cinema alternativo. Estando no centro de uma regiгo com mais de 600 mil habitantes, com uma das maiores universidades do paнs, Braga й uma cidade jovem e com uma audiкncia de cinema consolidada mas que nгo tem possibilidade de disfrutar do seu potencial criativo e formativo por inexistкncia de uma sala com funзхes didбcticas, que permita visionar cinema clбssico, cinema de autor ou filmes contemporвneos que nгo passem nos circuitos comerciais.

A criaзгo de um pуlo ou sub-pуlo da Cinemateca Portuguesa em Braga seria a melhor soluзгo para propiciar espaзo ao cinema alternativo, com a criaзгo de uma estrutura dedicada а sйtima arte onde em simultвneo sejam exibidas obras antigas e filmes contemporвneos fora dos circuitos comerciais, nomeadamente filmes europeus, asiбticos e sul americanos, ou gйneros como o documentбrio e as curtas metragens, hoje raramente exibidos na terceira maior cidade do paнs.

A recente decisгo do Ministйrio da Cultura de descentralizar a Cinemateca Portuguesa, com a abertura de um pуlo no Porto deve ser aplaudida. Й importante que esta instituiзгo financiada por todos os contribuintes sirva o interesse dos cidadгos fora da capital. Pensamos que esta oportunidade deve ser aproveitada para uma abertura mais alargada que inclua tambйm a terceira cidade do paнs e a regiгo que a envolve.

Alargar a descentralizaзгo da cinemateca, incluindo Braga neste processo, й um objectivo que pode ser conseguido com custos limitados. Em Braga existem espaзos para a exibiзгo de filmes cuja adaptaзгo requer apenas modestos investimentos e nгo acrescenta despesas considerбveis аs instituiзхes jб em funcionamento. A gestгo dos filmes a exibir poderб ser coordenada com o pуlo da cinemateca do Porto evitando custos de duplicaзгo de estruturas.

A promoзгo da sйtima arte pela Cinemateca Portuguesa cingiu-se durante muitos anos a servir a populaзгo de Lisboa. Num momento em esta instituiзгo estб a alargar o вmbito territorial para servir pъblicos fora da capital й fundamental e urgente que se considere a criaзгo de um pуlo da Cinemateca Portuguesa na cidade de Braga. A Cвmara Municipal de Braga, a Cinemateca Portuguesa e o Ministйrio da Cultura devem assumir essa responsabilidade.

Sincerely,

Goal reached !