Pedindo a ajuda da VEJA sign now

Caro(a) Editor(a) da Revista VEJA,

A novelista Glуria Perez esteve, durante os ъltimos meses, obstinada a fazer dos rodeios um dos temas centrais da sua nova obra, Amйrica. Desde o momento em que as entidades de proteзгo aos animais do Brasil souberam desse fato, passaram a implorar que ela desistisse dessa idйia. Muitas entidades marcaram reuniхes com ela e diretores da TV Globo, mas tudo foi em vгo: talvez a perspectiva de auferir altos lucros (como enfatizado pela VEJA na ediзгo n.є 1.896, de 16/03/05) tenha sido maior do que a questгo dos maus-tratos aos animais que participam desses verdadeiros circos dos horrores que sгo os rodeios.

Depois de muita reclamaзгo por parte dos protetores, a novelista passou a afirmar que incluiria na trama trкs personagens que representariam os defensores dos animais, e que mostraria tambйm o lado cruel dessa prбtica. Entretanto, em fevereiro de 2005, um incidente teria supostamente feito a autora mudar de idйia. Algumas pessoas (a Polнcia havia indiciado duas atй a semana passada), usando um programa para reproduzir mensagens, deixaram cerca de oito mil recados na pбgina da novelista no Orkut (www.orkut.com), dizendo barbaridades a respeito da morte da sua filha. Se eram ou nгo protetores dos animais, nгo se sabe. Mas certamente nгo eram protetores sйrios e dignos, como a grande maioria dos protetores desse Paнs, que luta a cada dia contra as mais diversas crueldades cometidas contra os animais. O fato й que, desde que esse incidente veio а tona, a novelista partiu para agredir todos os protetores dos animais, chamando-os, de forma bastante genйrica, de psicopatas. Alйm disso, decidiu retirar os tais trкs personagens que representariam os protetores na novela, dizendo que os psicopatas nгo pegariam carona na histуria dela. Na sua pбgina do Orkut, Glуria diz o seguinte: Lamento pelos animais: nunca uma causa tгo nobre teve defensores tгo pequenos nem tгo medнocres.

Diante dessa nova postura da novelista, as entidades de defesa dos animais de todo o Paнs voltaram а estaca zero: os rodeios serгo realmente mostrados na TV de forma glamourizada, e quem sairб perdendo, como sempre, serгo os animais. O Projeto Esperanзa Animal PEA destaca em seu site algumas das crueldades cometidas contra os animais de rodeios: O sedйm, artefato de couro, й amarrado sobre o pкnis ou saco escrotal. Й puxado com forзa no momento em que o animal sai а arena. Causa compressгo dos canais que ligam os rins а bexiga, do prepъcio, pкnis e escroto. Isso provoca rupturas viscerais, fraturas уsseas, hemorragias subcutвneas, e pode-se evoluir atй o уbito. Pregos, pedras, alfinetes e arames em forma de anzol sгo colocados nos sedйns ou sob a sela. Esporas pontiagudas causam lesхes no pescoзo e o baixo-ventre e perfuraзгo do globo ocular. Substвncias abrasivas, como a pimenta, sгo introduzidas no вnus do animal. A peiteira, uma corda de couro amarrada logo atrбs da axila, causa lesхes e dor. Choques elйtricos e mecвnicos sгo aplicados nas partes sensнveis do animal antes das provas. Golpes e marretadas na cabeзa fazem o animal saltar descontroladamente, resultando em quedas, fratura de perna, pescoзo, coluna, distensхes, contusхes etc... (http://www.pea.org.br/protesto/rodeio/index.htm).

ISSO POSTO, nуs, abaixo-assinados, vimos por meio desta solicitar а Revista VEJA, que em um passado nгo muito distante nos presenteou com uma maravilhosa reportagem de capa entitulada Por que amamos os animais?, que faзa uma reportagem mostrando toda a verdade sobre os rodeios, evidenciando esse lado cruel que nгo й passado pela TV Globo nas transmissхes da festa de Barretos/SP e, com certeza, Glуria Perez tentarб glamourizar na sua novela, assim como jб glamourizou a vida nфmade dos ciganos e o cotidiano da mulher na cultura бrabe. A VEJA й nossa ъltima esperanзa de que a verdade seja mostrada ao povo brasileiro, que certamente irб se indignar com o que verdadeiramente acontece nos rodeios. Desde jб agradecemos pela valiosa colaboraзгo.

Isabel ArellanoBy:
ReligionIn: