PEDIDO DE NГO EXPULSГO DOS ANIMAIS DO CAMPUS DO VALE DA UFRGS sign now

А
Reitoria da UFRGS
c.c.: PROINFRA, PRORH, Prefeitura Universitбria, Coordenadoria de Seguranзa,Gabinete da Reitora, Direзгo das Unidades com sede no Campus do Vale.

A comunidade do Campus do Vale da UFRGS encontra-se dividida entre aqueles que defendem a coexistкncia pacнfica com os animais (cгes e gatos) e aqueles que a condenam, de forma radical.

A radicalizaзгo exercida por alguns membros da linha contra-animais atualmente tem se mostrado perigosa, pois utiliza o princнpio da ELIMINAЗГO de tudo que nгo gostam, inclusive seres vivos. Neste sentido, por diversas vezes chegou-se a cogitar a hipуtese de ateamento de fogo aos animais, envenenamento e aplicaзгo intravenosa de gasolina e outros produtos quнmicos nos mesmos.

Mais do que nunca, o slogan UNIVERSIDADE SEMPRE VIVA deve incluir tambйm estes seres vivos que, nгo dotados de voz, precisam neste momento do amparo de terceiros para a manutenзгo de suas vidas.

No intuito de proteger os cгes e gatos que por hora habitam alguns recantos do Campus do Vale (ENQUANTO NГO SГO ADOTADOS), e no intuito de preservar a integridade destes animais contra aзхes violentas de pessoas que nгo os toleram, a comunidade deste Campus vem por meio desta solicitar :

- a manutenзгo da liberdade dos cгes e gatos do Campus do Vale, atй que sejam adotados, livrando-os do recolhimento, enjaulamento e exterminaзгo.

- a nгo emissгo de circulares proibindo que terceirizados cultivem relaзхes com os animais abandonados e exercitem boas aзхes para com eles (como alguns vieram a cogitar).

Sempre que surge alguma situaзгo envolvendo os cгes, hб constвncia nas perguntas sobre os motivos da presenзa e permanкncia desses animais no Campus do Vale da UFRGS.

Vale lembrar, neste aspecto:

- a extensa бrea [558,25 ha], onde se localiza o Campus do Vale, nгo й cercada;
- no seu entorno inъmeras e populosas vilas surgiram nos ъltimos anos;
- os cгes que aparecem no Campus do Vale sгo oriundos dessas vilas;
- й incontrolбvel o nascimento de animais no entorno do Campus do Vale;
- o estado de saъde desses animais й reflexo dos problemas sociais, financeiros e educacionais dessas populaзхes desassistidas;
- nгo temos como impedir que os animais acessem a бrea aberta do Campus do Vale;
- nгo incentivamos a permanкncia dos cгes no Campus do Vale;
- os animais abandonados no Campus do Vale sгo desvermifugados, vacinados e castrados, sistematicamente;
- hб um trabalho centrado na doaзгo/adoзгo responsбvel e inъmeros animais foram encaminhados e domiciliados em lares adotivos;
- animais nгo sгo nossa propriedade, nгo temos direitos absolutos sobre eles, somente temos o dever de cuidar de seu bem-estar;
- todos os animais existentes no Paнs sгo tutelados pelo Estado que se mantйm ausente em sua responsabilidade;
- nгo toleramos comportamento antisocial dos cгes e nгo ficamos indiferentes аs situaзхes nas quais os animais possam reagir de modo a amedrontar alguma pessoa.
- nгo toleramos que os animais sejam mal tratados pelo simples fato de alguйm "nгo gostar de bicho".

Realmente nгo nos agrada a idйia de vк-los encaminhados a um canil, de alguns metros quadrados, onde serгo privados de sua liberdade, confinados e sujeitos a doenзas, quando nгo mortos de maneira cruel ou mutilados por experimentos de laboratуrio. No Campus do Vale pelo menos eles estгo livres, DE PASSAGEM, atй que sejam adotados por alguma pessoa. O Hospital Veterinбrio da Universidade nгo tem condiзхes de receber toda populaзгo de animais abandonados, basta visitar esta casa de saъde para sentir o grave problema que enfrenta no dia a dia.

Diante do acima exposto, e no aguardo de providкncias e da cуpia da circular supracitada, os abaixo assinados enviam cordiais saudaзхes universitбrias.

Penny FrankBy:
LGTBIn:
REITORIA DA UFRGS (ATRAVЙS DE SEUS УRGГOS COMPETENTES)