Património Militar de Elvas sign now

Excelentíssimo Senhor Ministro da Defesa

Excelentíssimo Senhor Chefe do Estado-maior das Forças Armadas

Excelências

Como é do conhecimento de V. Excelências, Elvas, desde sempre conhecida como a Chave do Reino é detentora de uma património militar invejável, tanto na quantidade como na qualidade.

Dos inúmeros edifícios militares somente cinco estão reabilitados e com novas utilizações. Refiro-me a:

1 Forte de Santa Luzia Actualmente sob a tutela da Câmara Municipal de Elvas e utilizado como Museu Militar;

2 Trem Sob a tutela do Instituto Politécnico de Portalegre e onde funciona a Escola Superior Agrária de Elvas;

3 A Casa das Barcas Sob a tutela da Câmara Municipal de Elvas e actualmente transformada em Mercado Municipal;

4 Quartel do Regimento de Infantaria de Elvas, actualmente sob a tutela do Ministério da Defesa onde está em instalação o Museu Militar da Guerra do Ultramar;

5 Hospital Militar, sob tutela privada e onde funciona actualmente o Hotel São João de Deus.

Só que esta é uma pequena parte de um vasto conjunto de construções militares de onde se destaca o Forte de Nossa Senhora da Graça, obra maior das fortificações militares.

Acontece que este vasto património está ao abandono e em degradação acelerada, sendo que a última vítima foi o Convento de S. Paulo, onde funcionou o Batalhão de Caçadores 8 e ultimamente o Tribunal Militar e Estabelecimento Prisional Militar de Elvas. E digo vítima porque entrou em derrocada e o mais provável será o seu desaparecimento.

Os peticionários têm a noção que para o restauro do referido património são necessárias verbas enormes e que a presente crise económica em nada vem favorecer, não se vendo uma solução viável num futuro próximo que evite o colapso geral do dito património.

Assim sendo o grupo de cidadão que abaixo assinam esta petição, vêm propor o seguinte:

1 Passagem da tutela de todos os edifícios militares não utilizados para a tutela da Câmara Municipal de Elvas;

2 Esta, não tendo também as verbas necessárias para o seu restauro imediato, tem a capacidade de ir interferindo nos casos mais urgentes;

3 A médio prazo a Câmara Municipal de Elvas tem a capacidade de concorrer a programas comunitários que lhe permitam o efectivo restauro e reutilização.

Goal reached !

browse all the signatures