Paнs Basco pelo diбlogo e pela negociaзгo sign now

Paнs Basco pelo diбlogo e pela negociaзгo

O processo para a resoluзгo do conflito polнtico entre o Paнs Basco e os Estados espanhol e francкs й hoje mais necessбrio que nunca. O objectivo deste processo deve ser criar as bases democrбticas para superar a confrontaзгo, envolvendo todas as opзхes polнticas da sociedade basca, em torno de duas mesas de negociaзгo. Uma dos partidos polнticos, sindicatos e organizaзхes sociais com o objectivo de se chegar a um acordo conjunto sobre os elementos-chave do conflito, ou seja, o direito do povo basco a decidir o seu prуprio futuro e a relaзгo interna entre os territуrios bascos. A outra mesa seria composta pela ETA e pelo Governo espanhol para promover a desmilitarizaзгo do paнs e solucionar a situaзгo dos exilados e dos presos polнticos bascos.

A superaзгo do conflito й possнvel. Para o progresso das negociaзхes, й necessбria a criaзгo de condiзхes democrбticas bбsicas e a participaзгo de todos os agentes na luta por uma soluзгo democrбtica para os direitos do povo basco.

Por estas razхes, nуs, abaixo-assinado, fazemos um apelo a todas as partes implicadas para que, apesar das dificuldades, se comprometam realmente no processo de diбlogo e negociaзгo polнtica, aceitando que no final sejam os bascos a decidir o seu futuro.

Associaзгo de Solidariedade com Euskal Herria(ASEH)

Heidi VasquezBy:
People and OrganizationsIn: