OSESP sign now

MOÇÃO DE APLAUSOS PARA O EXO. SR. PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA OSESP, PROF. DR. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, E SEUS EXCELENTÍSSIMOS CONSELHEIROS


Ainda sob o impacto das últimas notícias sobre a demissão do Sr. John Neschling da posição de Diretor Artístico da OSESP, ato que a comunidade ainda sofria por esperar que pudesse ser tardia, os infra-assinados músicos, personalidades, artistas, empresários enfim, representantes dos mais diversos segmentos da comunidade amante da música, vem de público propor uma moção de louvor, por intermédio deste documento, ao Excelentíssimo Sr. Ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso e Presidente do Conselho de Administração da OSESP, assim como seus notáveis e excelentíssimos conselheiros, pela oportuna e vigorosa solução do problema de altíssima monta que se agravava a cada dia, comprometendo sobremaneira a performance, os ensaios e os resultados dos ensaios e concertos.
O público amante da música aplaude a suntuosidade da Sala São Paulo e e excelência da OSESP, guindada à condição da grande promessa da América Latina no mundo sinfônico. Entretanto, há um mundo de detalhes e entendimentos técnicos que escapa ao leigo, e que escapa ou é omitido dos que de alguma forma compartilhavam entre regente e orquestra com a excelência com amáxima justiça propalada do conjunto.
Não obstante o sucesso do Sr. Neschling como empreendedor e administrador, a pergunta que rondava diuturnamente os músicos e os amantes da música era exatamente aquela: será que só esse mérito o coroaria com o maior salário do país, que somente meia dúzia de excelentes maestros de fama internacional podem perceber observação: entre esses, por óbvio, nem muito de longe o eficiente administrador se equipara ou se aproxima -, a qualidade dos ensaios era flagrante: independentemente das razões e não cabe aqui questionar ao estilo da metralhadora giratória de Neschling a capacidade dele -, os ensaios passaram, de há muito, a serem momentos de tensão e dispersão. Betabloqueadores e uma série de remédios passaram a freqüentar o dia-a-dia da maioria dos músicos. Ansiolíticos para dormir, o desespero de muitos e a busca por abandonar a orquestra e mesmo o país faziam parte da agenda de seus integrantes. Nós, que com eles convivíamos fora do ambiente insalubre da Sala, ouvíamos as ladainhas diariament. O projeto OSESP, tão importante, começava a ser comprometido pelo seu próprio criador.
Dificuldades na execução, entre solistas e regente, não passavam despercebidos aos que realmente entendem do métier: músicos, seja na platéia ou no palco. Músicos passaram a ser co-regentes, salvando muitas vezes o espetáculo. Sem necessidade de menção de nomes.
Inúmeras matérias em jornais e revistas com o ex-regente mostraram desprezo e ofensas a todas as orquestras, administrações, escolas de música do país. Não sobrava ninguém, e nem mesmo vocabulário pouco afeito ao perfil de dirigente máximo de uma organização daquele porte: até mesmo o Municipal de Rio fazia sua programação nas coxas (sic), comentário nada compatível com a posição do mandatário máximo. Seus músicos, se fossem bons estariam em Chicago, esquecendo-se de que ele mesmo nunca regeu lá. Assim era traçado o rumo do legado de nosso maestro maior, o que realmente, entre outros poucos, deveria ser assim chamado e respeitado, Maestro Eleazar de Carvalho (após concertos da OSESP, quantas vezes ouvimos o famoso éramos felizes e não sabíamos), enquanto os que regem...bom, os que regem são apenas os que estão regendo.
O também saudosíssimo maestro Flavio Florence, falecido precocemente no ano passado, escreveu em sua última matéria para o Guia Concerto uma deliciosa matéria em que lembra ele mesmo, maestro que a palavra regente vem de regis, Rei, termo latino cujo significado, segundo ele, somente existe no Brasil para os que conduzem uma orquestra.
A comunidade musical está apenas apreensiva quanto, após a legítima decisão do egrégio Conselho de Administração da OSESP, onde mais no país Neschling poderá aportar. O medo do efeito OSESP já apavora os músicos de diversas orquestras. Os diretores de escolas de música e universidades de São Paulo e do país não se preocupam: a inexistência de titulação afasta o ex-regente titular da OSESP de suas áreas. Ninguém ficou a salvo da metralhadora do ex-regente, nem de sua espada. Mas os músicos agora podem entender que um conselho enérgico poupou autoridades, escolas, universidades, e quisera orquestras do Brasil, de um perigo ao progresso de seu trabalho.
A verdade vai prevalecer. A OSESP agora será realmente e não apenas para o envaidecer de uns poucos um grupo insuperável. Os músicos, ainda atordoados com a solução justa e tão rápida para os seus maiores e mais importantes problemas, ainda não se deram conta, e demorarão um pouco para refrear seu medo de um agora impossível retorno do regente, mas a sociedade aplaude: a Orquestra é nossa!
Parabéns, Presidente, parabéns, Conselho de Administração. Em pouco a OSESP rumará ao seu grandioso destino, que lhe é inteiramente merecido.

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in, otherwise register an account for free then sign the petition filling the fields below.
Email and the password will be your account data, you will be able to sign other petitions after logging in.

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

Attention, the email address you supply must be valid in order to validate the signature, otherwise it will be deleted.

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in

Comment

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal
0 / 50

Latest Signatures

No one has signed this petition yet

Information

Tags

No tags

Share

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title

Widgets