Ornitorrinco da Páscoa sign now

Ornitorrinco da Páscoa que cor ele tem? Num sei, ninguém sabe, tenho medo também...

Não tenha medo do ornitorrinco. Se você parar pra pensar, há mais coerência em ele ser o animal símbolo da Páscoa do que o coelho que não põe ovo. O ornitorrinco é mamífero, como o coelho e nós mesmos, E PÕE OVO.

Atualmente, há grandes controvérsias em torno do debate porque os opositores do ornitorrinco alegam que a escolha do coelho não tem nada a ver com os ovos que ele traz, mas com sua capacidade biológica de ter muitos filhotes, simbolizando fertilidade fazendo-se um paralelo com a Páscoa cristã, quando se comemora a ressurreição de Jesus, a vida nova.

De fato, no Egito antigo, ainda na Páscoa judaica, os coelhos representavam renascimento. Esse foi o sentimento que os judeus tiveram quando foram libertados pelo faraó, que, depois de uma praga lançada por Deus ter matado seu primogênito, foi forçado a abrir mão de sua mão-de-obra. Foi quando Moisés abriu o Mar Vermelho para os judeus passarem andando. Correndo, na verdade, porque o faraó não era lá uma pessoa muito assertiva e mudou de idéia. O nome Páscoa vem daí do hebraico pessach, significando passagem.

Uma outra curiosidade antes de voltarmos ao ornitorrinco: para o anjo que matou os primogênitos do Egito não pegar as crianças judaicas, Deus ordenou que os judeus matassem um cordeiro e colocassem seu sangue nas portas de suas casas. Daí, o anjo da morte seria avisado sobre quem não deveria levar e não faria nenhuma besteira. Só os bebês egípcios seriam mortos. E os pobres dos cordeiros, claro, que não tinham nada a ver com a história.

Ou seja: mais um animal paga o pato pela incoerência alheia sem querer envolver também os patos. Quanto ao ornitorrinco, vê-se que o Egito antigo, apesar de manjar muito sobre engenharia, não entendia nada de biologia. Se era para marcar a Páscoa com um animal que tem muitos filhotes, que escolhessem a lombriga, que coloca 300 mil ovos de uma vez. OVOS!

Mas com os conceitos de marketing de que dispomos hoje, a lombriga não seria uma boa garota-propaganda. Aliando todos os elementos já citados fertilidade, produção própria de ovos, familiaridade com o ser humano por ser um mamífero e grande apelo visual , defendemos a instituição do Ornitorrinco da Páscoa.

Claire BakerBy:
FoodIn: