Onde está o nosso emprego, Sr. Ministro? sign now

Há relativamente pouco tempo o Ministro da Ciência e Ensino Superior Mariano Gago comentou, para a Rádio Renascença, um relatório sobre o ensino superior da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), dizendo que quase não há desemprego entre os licenciados. Aliás, chegou mesmo a afirmar que o número de profissionais que sai dos cursos superiores todos os anos para o mercado de trabalho não chega e são todos absorvidos pelo mercado, ignorando por completo a realidade. Segundo o Instituto Nacional de Estatística o desemprego entre os licenciados duplicou nos últimos 5 anos, atingido hoje 60 mil licenciados no desemprego.
Por isso, em nome de todos os licenciados que vivem o estigma do desemprego, dos que trabalham em empregos pouco qualificados, dos que em entrevistas para esses mesmos empregos (como por exemplo lojistas, assistentes de call center, repositores, etc.) são constantemente rejeitados por excesso de qualificações, em nome dos que até conseguiram emprego na área de licenciatura mas em condições precárias (por exemplo a recibos verdes), em nome de todos os licenciados portugueses descontentes, venho pedir que Vª. Ex.ª. Dr. Mariano Gago se prontifique a oferecer-nos um emprego digno das nossas qualificações, nesse seu mundo imaginário onde todos os profissionais com formação superior entram no mercado de trabalho no ano seguinte ao termo da sua licenciatura.

Goal reached !

browse all the signatures