O caso AERUS sign now

Caso Aerus
Em todo o Paнs, cerca de 8 mil aposentados e pensionistas do Fundo de Pensгo Aerus podem perder seus benefнcios. Os cortes nos benefнcios comeзaram em abril de 2006. Atualmente, a maioria recebe cerca de 20\% dos valores integrais. E, em funзгo do processo de liquidaзгo do Fundo de Pensгo Aerus, em junho de 2007 a maioria recebeu a ъltima remuneraзгo.

Os funcionбrios da Varig e Transbrasil cumpriram sua parte para manter o Fundo de Pensгo Aerus ao longo de dйcadas. No entanto, as empresas aйreas nгo apenas deixaram de fazer os depуsitos devidos como tambйm tomaram dinheiro emprestado do fundo e nгo devolveram. A Transbrasil fez oito repactuaзхes de dнvidas e a Varig fez 21 repactuaзхes.

Alйm dos danos causados aos milhares de aposentados e pensionistas, a insolvкncia do Fundo tambйm consumirб as poupanзas de 9 mil ex-funcionбrios da antiga Varig que contribuнram para o Fundo de Pensгo Aerus e nгo chegaram a se aposentar. E o Governo Federal, que tinha por obrigaзгo fiscalizar o fundo, nгo o fez. A destruiзгo do Fundo de Pensгo Aerus provocarб o caos financeiro de milhares de famнlias brasileiras.

Em funзгo desse histуrico reivindicamos uma atuaзгo rбpida e decisiva tanto da Justiзa - instвncia na qual tramitam duas aзхes amplamente favorбveis aos aposentados e pensionistas - quanto do Governo Federal, no sentido de restabelecer os pagamentos das aposentadorias, pensхes e poupanзas dos ex-funcionбrios.

Sign with Facebook sign_with_twitter

Sign with Facebook sign_with_twitter