O Brasil precisa do PT sign now

Carta ao Diretуrio Nacional do Partido dos Trabalhadores
O Brasil precisa do PT

Em reuniгo ordinбria do nosso nъcleo no Rio de Janeiro decidimos solicitar diretamente aos integrantes do Diretуrio Nacional, com reuniгo prevista para a primeira semana de agosto, a adoзгo de algumas medidas e posturas para proteger a exuberante mas tambйm ainda frбgil democracia brasileira que, tambйm atravйs do Partido dos Trabalhadores, vimos buscando construir e fortalecer.

Em primeiro lugar sugerimos que, ouvido o hino nacional brasileiro, cada um prometa a si mesmo e a todos nуs que nгo vai perder um minuto de seu tempo ou um grгo de suas energias inchando veias do pescoзo ou alteando a voz para declaraзхes retуricas inъteis de inocкncia ou, ainda menos, buscando justificar o injustificбvel atravйs dos erros de outrem. Nossa diferenзa e singularidade no universo dos partidos polнticos brasileiros tкm de ser demonstrada pela especificidade das polнticas que propomos para o Brasil; das formas de elaboraзгo dessas polнticas e do espaзo garantido ao conjunto dos movimentos sociais nessa elaboraзгo, assim como pelos modos propostos e praticados do exercнcio dos poderes necessбrios ao bom encaminhamento dessas polнticas. Nesse terreno, temos sido pusilвnimes e condescendentes com a criaзгo e o fortalecimento no interior do PT de uma vasta rede que conspira contra cada uma dessas especificidades e, ao fazer isso, contra a prуpria democracia brasileira.

Dominada pelo espнrito de seita ou grupo, e nгo de partido ou classes no seu sentido mais amplo, e vocacionada ao trбfico de influкncia para o atendimento de interesses cada vez mais particulares no interior do PT, do Estado brasileiro e das organizaзхes corporativas e de interesse difuso da nossa sociedade civil, esta rede, hoje confessadamente criminosa, atravessa o Partido dos Trabalhadores de cima a baixo em todas as suas instвncias e precisa ser desarticulada com aзхes e nгo com retуrica. Assim sendo, e considerando as dificuldades tambйm financeiras vividas hoje pelo partido em funзгo dessas praticas sectбrias e criminosas, sugerimos:

1. Desligamento. Que o Diretуrio Nacional, a comeзar pelo ex-presidente Josй Genoino e os secretбrios geral, de finanзas e de comunicaзгo _Silvio Pereira, Delъbio Soares e Marcelo Sereno _, determine o desligamento imediato de suas funзхes, a rescisгo por justa causa de eventuais contratos trabalhistas e a suspensгo dos direitos de militantes de todos os rйus confessos ou comprovados de crimes comuns e/ou eleitorais praticados contra o PT e contra a democracia brasileira;

2. Sessхes Pъblicas. Que as Comissхes de Йtica constituнdas para apuraзхes de responsabilidades, cumplicidades e exercнcio do democrбtico direito de defesa realizem suas sessхes de forma pъblica e aberta;

3. Meios e fins. Que estabeleзa como princнpio para essas comissхes que nгo constitui atenuante a qualquer crime praticado a inexistкncia de benefнcios pessoais ou a presenзa de falaciosas motivaзхes partidбrias ou republicanas;

4. Justiзa. Que seja realizada coleta nacional de recursos, para a qual nos dispomos a uma colaboraзгo extra a que realizamos ao longo de nossa militвncia, para a constituiзгo da assessoria jurнdica necessбria nгo а defesa dos membros da rede paralela instalada nas instвncias dirigentes e bancadas de nosso partido mas, ao contrбrio, para a abertura dos processos e assistкncia da acusaзгo para garantir sua puniзгo com as penas mбximas previstas na legislaзгo brasileira;

5. Constituinte. Tendo em vista o desmonte da rede sectбria montada para o exercнcio do poder no nosso partido sugerimos que o diretуrio nacional, atravйs da Fundaзгo Perseu Abramo, determine a criaзгo de um Grupo de Trabalho Constituinte com vistas a elaboraзгo das propostas mais adequadas para, de um lado, neutralizar as redes voltadas para a detenзгo de cargos e posiзхes de poder por meios que destroem a democracia interna do partido e, de outro, para o estabelecimento de novas formas de exercнcio do poder no partido, que estimulem a ampla participaзгo dos simpatizantes do PT e da sociedade na formulaзгo de suas propostas polнticas e no monitoramento do exercнcio do poder com base nas polнticas consensuadas;

6. Reforma. Que, atravйs de lнderes designados em nossas bancadas no Senado, na Cвmara dos Deputados, nas assemblйias legislativas e cвmara de vereadores, assessorados tambйm pela Fundaзгo Perseu Abramo de forma a garantir a participaзгo de lideranзas polнticas e sociais nгo filiadas, seja constituнdo um Grupo de Concertaзгo para a Reforma Polнtica que aprofunde e amplie as propostas de reforma polнtica hoje circulantes no Congresso Nacional, de forma a minimizar a participaзгo da publicidade em substituiзгo ao debate polнtico; enfraquecer ao mбximo o peso do poder material em detrimento da representaзгo legнtima de partidos ou correntes de opiniгo junto а sociedade brasileira e garantir o fбcil acesso de todos os cidadгos ao pleno conhecimento de como e onde sгo gastos os recursos pъblicos federais.

A democracia brasileira estб em perigo. Engana-se quem pensa, sectariamente, а direita ou а esquerda, que a destruiзгo do Partido dos Trabalhadores pode de alguma forma ajudar a melhorar o Brasil. Impressionou a todos no nosso nъcleo os relatos do interesse que o povo mais humilde da nossa terra vem demonstrando pelos desdobramentos da crise polнtica brasileira. Enganam-se os oportunistas de todo tipo, os egoнstas de sempre, os invulnerбveis аs necessidades do outro que hoje parecem aliviados em suas consciкncias como se a peste da corrupзгo, do egoнsmo e do individualismo tivesse tomado conta de todos os lares, todos os partidos, todas as organizaзхes sociais brasileiras. Atй tu, Brutus parece dizer o povo a cada esquina. Mas que motivaзгo melhor para o resgate de nosso partido que essa perplexidade, esse interesse e a indignaзгo manifestada com relaзгo ao PT em todos os cantos do Brasil? Cada operбrio, cada camponкs, cada secretбria, cada motorista, cada freira, cada mйdica, cada professor, cada estudante que hoje sofre ao olhar para os outros brasileiros junto aos quais fez desinteressada campanha para o voto no PT exige das atuais direзхes do partido: a hora nгo й de discurso, й hora de agir. Para mudar, o Brasil precisa de esperanзa e da democracia. Hoje, o Brasil precisa da aзгo decidida de vocкs, porque precisa do PT.

Nъcleo Eder Sader

Rio de Janeiro, Julho de 2005