Nгo Apaguem a Memуria! sign now

No passado dia 5 de Outubro, um conjunto de cidadгos reuniu-se junto а antiga Sede da PIDE/DGS, reafirmando o protesto pъblico contra a conversгo daquele edifнcio em condomнnio fechado e contra o apagamento da memуria do fascismo e do sofrimento causado aos portugueses. No local, ficou entгo uma faixa com os nomes de muitos dos que foram assassinados pela ditadura que oprimiu Portugal durante quase 50 anos.

Й finalidade desta iniciativa cнvica continuar essa acзгo, convertendo-a no impulso simbуlico dum vasto movimento de cidadгos, plural e aberto, de exigкncia da salvaguarda, investigaзгo e divulgaзгo da memуria do fascismo e da resistкncia, como responsabilidade do Estado, do conjunto dos poderes pъblicos e da sociedade.

1. Reclamamos dos poderes pъblicos que, mais de 30 anos passados sobre o 25 de Abril, assumam a responsabilidade de constituir um espaзo pъblico nacional de preservaзгo e divulgaзгo pedagуgica da memуria colectiva sobre os crimes do chamado Estado Novo e a resistкncia а ditadura, que aproveite os espaзos emblemбticos dessa realidade como sгo o Aljube, o Forte de Peniche, Caxias, a sala do plenбrio da Boa-Hora, a sede central da PIDE/DGS e a sua Delegaзгo do Porto, e que coordene a sua acзгo com o valioso trabalho desenvolvido neste domнnio por diversas instituiзхes;

2. Condenamos a conversгo do edifнcio da sede da PIDE/DGS em condomнnio fechado e exigimos a criaзгo de um espaзo e de um elemento memorial naquela бrea, que assegurem a memуria e a homenagem ao sofrimento de muitos portugueses e a condenaзгo dos crimes cometidos pela polнcia polнtica do fascismo, que constituiu um dos principais pilares da ditadura;

3. Apelamos a todos os cidadгos e organizaзхes que multipliquem, partilhem e tomem nas suas mгos, pelas formas e iniciativas que entenderem, a preservaзгo duradoura da memуria colectiva dos combates pela democracia e pela liberdade em Portugal, como elemento indispensбvel а construзгo de um futuro melhor.

Porque sem memуria nгo hб futuro.

Outubro de 2005

browse all the signatures