Não ao parqueamento pago para moradores no centro de Viana do Castelo sign now

O estacionamento em Viana do Castelo, mais propriamente no centro da cidade é na totalidade, pago. Indiferente do local onde se encontre, toda a gente paga, quer seja parque privado quer seja nas ruas da cidade, o próprio Centro Comercial da cidade é a pagar, tal não acontece no resto do País, onde tal como Em Coimbra no Fórum Coimbra, ou no DolceVita, ou no Porto como por exemplo no Norte Shopping, há parqueamento gratuito, sem falar em cidades como Braga, Aveiro, Faro entre outras. Nestas mesmas cidades tal como na maioria das cidades do País, o parqueamento em determinadas zonas é gratuito para moradores, que mediante um autocolante identificativo, não são multados por agentes da autoridade ou representantes de alguma empresa que gere esse mesmo estacionamento. Para um morador, é completamente impossível a cada 2h (prazo máximo dado pelos parquímetros) colocar o valor correspondente e o papel do pagamento na viatura, o que também torna impossível morar no centro da cidade a menos que a casa tenha garagem própria o que não acontece na maioria dos estacionamentos, ou, caso a pessoa em causa tenha posses e não ganhe o ordenado mínimo, pague um valor a partir de 40/mês por um lugar em parque privativo.
Serve esta petição, para que a câmara municipal de Viana do Castelo tome uma atitude e saia da idade da pedra, começando a fornecer gratuitamente uma identificação por morador para afixar nas viaturas e que os mesmos não sejam multados.
Esperamos também que em nome do bom senso, cidades como a de Viana do Castelo, que cobrem por parqueamento a moradores tenham este documento como exemplo e revejam as suas prioridades e a satisfação dos seus munícipes, fazendo por exemplo, pagar parqueamento a quem vem visitar a cidade em passeio e não multando constantemente as pessoas que nelas habitam e que fazem sentido a sua existência, trabalhando e pagando impostos.

Matthew WilkinsonBy:
Culture and SocietyIn: