NГO ao fim do Feira Franca! NГO ao despedimento do Rui Dias Josй! sign now

Nem tiveram coragem para assumir que acabavam com o FEIRA FRANCA: interromperam a sua emissгo a pretexto de umas fйrias que querem sem regresso. E agora ameaзam despedir Rui Dias Josй, responsбvel hб mais de 10 anos por aquele Programa.
Uma morte anunciada jб em Abril do ano passado. Nessa altura nгo contaram com a reacзгo de tanta gente (dos mais variados sectores da vida portuguesa) em defesa da Festa da Rбdio e do direito de querer que nos contem este paнs e este povo. Tiveram de recuar... Mas, depois - empurrando o programa para horas imprуprias - quiseram obrigar Rui Dias Josй a ser ele a sair do terreno.
Como podem agora pretender que uma luta em defesa do FEIRA FRANCA e do Serviзo Pъblico de Rбdio possa ter contornos de algum tipo de deslealdade para com a RDP? Quando era o prestнgio e a imagem de utilidade pъblica daquela empresa que Rui Dias Josй estava a defender...!!!

No ano passado, em poucos dias, mais de um milhar de pessoas subscreveu um abaixo-assinado que denunciava e (rejeitava) a intenзгo de:
"(...) matar o ъnico programa de rбdio que todas as semanas percorre uma terra de Lнngua Portuguesa. E que, em directo integral e ao vivo, viaja sons, mъsicas, sonhos, projectos, artes e sabores da Lusofonia. E que... й uma festa (num largo ou numa praзa) sempre com muita gente а volta. E que... dб a palavra ao Portugal que habita fora dos grandes centros de decisгo polнtica e econуmica. E que... assume os valores das terras e das gentes, misturando canзхes da etnografia, com os acordes das bandas, os sons eruditos, o rock ou o jazz, as vozes dos corais, as palavras da poesia popular e os gestos das artes tradicionais..."

Um ano depois, tudo volta a ser verdade:
"Com um Paнs cada vez mais confundido/associado аs emanaзхes do Conselho de Ministros (e leves derivaзхes a Sгo Bento e a Belйm), com os cidadгo cada vez mais arredados da participaзгo e da intervenзгo polнtica e social, a RDP surge apostada em calar o ъnico espaзo que fugindo а padronizaзгo e homogeneizaзгo de comportamentos com que se pretende esmagar a multiplicidade e a riqueza cultural das diversas formas de ser Portugal - aposta em reencontrar sentidos de alegria e festa neste rectвngulo da Europa do sul, nas ilhas atlвnticas ou nos rostos e vozes que sгo a diбspora lusa."

Mas agora a situaзгo й mais grave: a RDP alйm de acabar com o FEIRA FRANCA quer ainda despedir o autor do Programa. Nгo podemos por isso calar o nosso protesto, denunciamos a perseguiзгo sistemбtica a que tem vindo a ser sujeito Rui Dias Josй e tornamos pъblica a nossa rejeiзгo contra qualquer intenзгo de despedimento.

Somos cidadгo deste paнs, pagamos impostos, pagamos atй a taxa de Radiodifusгo, suportamos os custos de funcionamento da RDP, temos direito cнvico a resistir a mais estes atentados contra a cultura e a identidade nacionais e a exigir que respeitem o sentir e a vontade de milhхes de portugueses.

Queremos que o FEIRA FRANCA nos continue a levar nas suas viagens pela Alma, pelo Imaginбrio e pela Festa das comunidades que (dentro e fora de fronteiras) fazem e constrуem este paнs. Queremos poder contar com uma Festa da Rбdio que celebra a diversidade e a unidade dos sentimentos nacionais.

CONTRA QUALQUER TIPO DE CENSURA,

NГO AO FIM DO FEIRA FRANCA!

NГO AO DESPEDIMENTO DO RUI DIAS JOSЙ!

William BartlettBy:
Business and CompaniesIn: