NГo Г AmpliaГГo de Congonhas sign now

Existem dezenas de variГveis que devem ser consideradas para estabelecer se uma aeronave pode operar com seguranГa em um aeroporto. Deve haver um ajuste entre as possibilidades do aeroporto e as necessidades da aeronave.

O Aeroporto de Congonhas possui caracterГsticas que permitem a operaГГo segura de alguns modelos de aeronaves, mas nГo de outros. Os fatores crГticos sГo o peso e a velocidade das aeronaves, especialmente no pouso ou em uma interrupГГo de decolagem. O comprimento da pista Г apenas uma das variГveis envolvidas nessa delicada equaГГo.

Prolongar o comprimento da(s) pista(s) de Congonhas em 1, ou atГ mesmo 10km, nГo modificaria todas as outras variГveis que limitam sua operaГГo segura apenas para aeronaves de PORTE COMPATГVEL. Toda a linha de Jatos Regionais da Embraer (ERJ), Г priori, pode operar com seguranГa em Congonhas. Aeronaves PESADAS E VELOZES como os Airbuses, o Fokker-100 e os Boeings (exceto o 737-500), por outro lado, continuariam extrapolando diversas limitaГГes inevitГveis em Congonhas.

Uma SAГDA LATERAL DE PISTA por uma aeronave PESADA E VELOZ pode resultar em um EVENTO CATASTRГFICO como consequГЄncia de UMA ГNICA FALHA SIMPLES, como por exemplo um simples estouro de pneus, uma simples falha de motores, uma simples falha no sistema de freios, uma simples derrapagem, etc.

NГіs, abaixo-assinados, somos favorГveis Г utilizaГГo do Aeroporto de Congonhas por aeronaves adequadas Гs suas possibilidades e limitaГГes, e somos absolutamente contrГrios Г ampliaГГo do comprimento de sua(s) pista(s), pois isto nГo alteraria em nada todas as outras limitaГГes inerentes Г sua natureza, como por exemplo suas estreitas distГncias laterais.

A essГЄncia da questГo Г: "Quem deve se adaptar a quem, o aeroporto Гs aeronaves, ou as aeronaves ao aeroporto?" NГіs, abaixo-assinados, defendemos a posiГГo Гіbvia de que Г muito mais lГіgico, seguro, responsГvel e respeitoso com o dinheiro pГєblico ajustar a operaГГo de aeronaves plenamente bem adaptadas Гs limitaГГes de Congonhas, do que investir milhГes de reais numa obra que nГo alterarГ o resultado final da equaГГo: aeronaves PESADAS E VELOZES continuarГo operando SEM SEGURANГA no Aeroporto de Congonhas.

Leon CurryBy:
HealthIn:
Prefeito do MunicГpio de SГo Paulo, Governador do Estado de SГo Paulo, Presidente da RepГєblica Federativa do Brasil, Ministro da Defesa, CГmara Municipal de SГo Paulo, AssemblГia Legislativa do Estado de SГo Paulo, CГmara dos Deputados, Senado Fe