Não à Ampliação de Congonhas sign now

Existem dezenas de variáveis que devem ser consideradas para estabelecer se uma aeronave pode operar com segurança em um aeroporto. Deve haver um ajuste entre as possibilidades do aeroporto e as necessidades da aeronave.

O Aeroporto de Congonhas possui características que permitem a operação segura de alguns modelos de aeronaves, mas não de outros. Os fatores críticos são o peso e a velocidade das aeronaves, especialmente no pouso ou em uma interrupção de decolagem. O comprimento da pista é apenas uma das variáveis envolvidas nessa delicada equação.

Prolongar o comprimento da(s) pista(s) de Congonhas em 1, ou até mesmo 10km, não modificaria todas as outras variáveis que limitam sua operação segura apenas para aeronaves de PORTE COMPATÍVEL. Toda a linha de Jatos Regionais da Embraer (ERJ), à priori, pode operar com segurança em Congonhas. Aeronaves PESADAS E VELOZES como os Airbuses, o Fokker-100 e os Boeings (exceto o 737-500), por outro lado, continuariam extrapolando diversas limitações inevitáveis em Congonhas.

Uma SAÍDA LATERAL DE PISTA por uma aeronave PESADA E VELOZ pode resultar em um EVENTO CATASTRÓFICO como consequência de UMA ÚNICA FALHA SIMPLES, como por exemplo um simples estouro de pneus, uma simples falha de motores, uma simples falha no sistema de freios, uma simples derrapagem, etc.

Nós, abaixo-assinados, somos favoráveis à utilização do Aeroporto de Congonhas por aeronaves adequadas às suas possibilidades e limitações, e somos absolutamente contrários à ampliação do comprimento de sua(s) pista(s), pois isto não alteraria em nada todas as outras limitações inerentes à sua natureza, como por exemplo suas estreitas distâncias laterais.

A essência da questão é: "Quem deve se adaptar a quem, o aeroporto às aeronaves, ou as aeronaves ao aeroporto?" Nós, abaixo-assinados, defendemos a posição óbvia de que é muito mais lógico, seguro, responsável e respeitoso com o dinheiro público ajustar a operação de aeronaves plenamente bem adaptadas às limitações de Congonhas, do que investir milhões de reais numa obra que não alterará o resultado final da equação: aeronaves PESADAS E VELOZES continuarão operando SEM SEGURANÇA no Aeroporto de Congonhas.

Rosa JacksonBy:
Transport and infrastructureIn:
Prefeito do Município de São Paulo, Governador do Estado de São Paulo, Presidente da República Federativa do Brasil, Ministro da Defesa, Câmara Municipal de São Paulo, Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Mi