Mulheres exigem direito de resposta na TV sign now

Mulheres exigem o direito de resposta na TV

Considerando que:

- Como concessгo pъblica. as concessionбrias de televisгo deveriam ter a responsabilidade de representar os mais altos anseios e interesses do pъblico que pretende representar, e a quem se dirige.
- A comunicaзгo hoje й uma estб inscrita entre os Direitos Humanos - como um dos direitos bбsicos que todos os cidadгos do mundo devem ser garantidos.
- A comunicaзгo й uma via de duas mгos e, portanto, temos todos que poder ouvir e ser ouvido/a; ver e poder mostrar, representar e se sentir representado/a.

Nуs, mulheres feministas, sindicalistas, de movimentos sociais, intelectuais, trabalhadoras, de diversos extratos sociais, raзas, etnias, idades, estado civil e inserзгo no mercado de trabalho, ou mesmo fora dele, representantes que somos da diversidade e da vida real que levam as mulheres do Brasil, consideramos que as mulheres (metade da humanidade e 52\% da populaзгo brasileira) estгo sub ou muito mal representada nesse meio de comunicaзгo que, por direito, tambйm nos pertence.

Denunciamos que nгo nos reconhecemos nas suas produзхes, quer na relativa invisibilidade nos momentos e segmentos mais sйrios da programaзгo televisiva (onde pouco existimos), quer na imagem, papйis, valores, dificuldades/facilidades, problemas e questionamentos, alegrias e prazeres que pretendem nos retratar, nos mais diversos programas tele-jornais, na overdose de programas de cozinha, nos programas de auditуrio, programas de sofб, de entrevista, novelas, ou nas propagandas dos intervalos comerciais. E, o mais agravante, pior do que isso й, na maior parte do tempo, nos sentirmos vilipendiadas, ridicularizadas, usadas para promover valores, padrхes e produtos os mais variados, em detrimento de nossa realidade e aspiraзхes.

Й preciso que a sociedade tenha acesso a uma visгo diferente da que a mнdia ora nos impхe.

Por isso, queremos:
- poder efetivamente usufruir de nosso direito а comunicaзгo e mostrar a vida e a realidade
das mulheres como nуs a percebemos e vivemos.
- poder mostrar as mulheres em seus mais diversos contextos, na lida do cotidiano, em seus
sonhos, em suas lutas, em suas conquistas, em suas contradiзхes e problemas reais.
- poder mostrar as nossas conquistas e as nossas reivindicaзхes, que interessam аs mulheres
brasileiras

Por isso, exigimos o nosso direito de resposta.

Queremos oferecer uma alternativa a esta imagem plasmada que as emissoras de TV veiculam como sendo a ъnica e verdadeira. E, para tanto, nos dirigimos aos senhores apresentando as seguintes reivindicaзхes, como inalienбveis direitos nossos:

1. Queremos que, no decorrer de uma semana plena, possamos decidir, produzir e ver veiculada a nossa visгo de qual й a realidade cotidiana vivida pelas mulheres brasileiras, em geral, de suas lutas, conquistas e aspiraзхes, e das demandas que elas ainda querem e precisam realizar.

2. Queremos que as emissoras de TV, que tanto ganham em audiкncia e faturamento com a nossa imagem, forneзam os recursos para que possamos, de forma autфnoma e independente, e com a mesma qualidade a que habituaram o seu pъblico, produzir e veicular a nossa percepзгo e vivкncias das mulheres brasileiras.

Sгo Paulo, fevereiro/marзo de 2007.
Endossam o texto:

NOME RG ENTIDADE
1. Rachel Moreno W637345M Observatуrio da Mulher

browse all the signatures

Joanne RossBy:
AnimalsIn:
Acionistas e diretores das diversas emissoras da TV Brasileira; Ministйrio Pъblico Federal