MOVIMENTO PARA O ENRIQUECIMENTO CULTURAL DE CINFГES sign now

ABAIXO-ASSINADO
MOVIMENTO PARA O ENRIQUECIMENTO CULTURAL DE CINFГES

Por um pуlo cientнfico em Cinfгes;
Pela reabilitaзгo da Quinta da Serrana;
Por uma secзгo de arte africana no museu de Serpa Pinto:

O General Serpa Pinto nascido em Tendais Cinfгes foi o seu filho mais ilustre no sйculo XIX e distinguiu-se por criar uma ponte cultural cientнfica e etnogrбfica com a regiгo subsariana desde Angola a Moзambique e de um modo geral uma ponte cultural entre a Europa e Бfrica tendo sido o protector de poetas e da cultura que descobrira para o mundo nesse sйculo e profundo respeitador dos valores culturais e humanos dos povos com que comunicou.

Foi governador de Cabo Verde no fim da sua vida.
Dessa actividade reconhecida internacionalmente e fazendo jus б sua figura foi dado o seu nome ao museu municipal de Cinfгes.
Teve o seu nome em Angola na vila de Menongue, antiga cidade de Serpa Pinto.
Praticamente nгo hб vila ou cidade em Portugal que nгo tenha o seu nome em alguma rua ou avenida.

Por ter sido um extraordinбrio explorador africano, geуgrafo, polнtico e visionбrio e tendo levado, atй ao sacrifнcio da sua saъde, as suas missхes ao serviзo de Portugal, com o ъnico intuito de conhecer e dar a conhecer ao mundo o que era nesse tempo a Бfrica Portuguesa, merece a relevвncia que lhe queremos dar.
Propomos assim:

1. Que se reabilite a bela propriedade Quinta da Serrana como pуlo museolуgico com a dimensгo adequada ao seu nome.
Porque:

-Pertence а Cвmara de Cinfгes e foi antiga propriedade da famнlia de Serpa Pinto;
-Possui valioso espуlio botвnico com бrvores centenбrias
-Possui espaзo suficiente para vбrias actividades culturais associadas ao museu (ensino, exposiзхes museolуgicas temporбrias e eventos culturais ligados а historia, arqueologia botвnica e biologia de Cinfгes.

2. Os abaixo assinados pretendem contituir um movimento para que o espуlio, ou parte deste, outrora pertencente ao General Alexandre de Serpa Pinto seja exposto ao pъblico no museu do seu nome. Encontra-se este espуlio em Lisboa votado ao pу e ao esquecimento, na Sociedade Nacional de Geografia que й sua actual proprietбria.
Propхe-se a deslocaзгo para Cinfгes em regime de depуsito permanente ou temporбrio, sem alterar a sua propriedade sendo o museu municipal somente o seu fiel depositбrio.

3. Pretendemos assim que todos os cinfanenses e populaзгo limнtrofe possam ver esse valioso espуlio e que os estudantes destas regiхes tenham acesso fбcil a esse acervo.

4. Pretendemos criar tambйm uma secзгo de arte, etnologia e geografia africana de dimensгo verdadeiramente internacional e projectar Cinfгes no futuro desenvolvendo a regiгo para um turismo de нndole cultural superior e iniciar a recolha de todo o espуlio de arte africana e dados fotogrбficos e iconogrбficos dispersos em Cinfгes relacionados com a vida e obra do ilustre filho destas terras - quem, entre nуs, nгo tem um familiar que tenha estado ou nascido em Бfrica?.

Queremos que com a nossa dбdiva cultural e actividade de recolha se enriqueзa este museu e assim prestigiar e enriquecer Cinfгes culturalmente.

Com esta dimensгo cultural poder-se-б criar um futuro pуlo educativo superior ligado а etnologia, а biologia e botвnica e arte com todas as suas vertentes (escultura pintura danзas tradicionais e musica regional) e assim mostrar e projectar permanentemente Cinfгes como campus museolуgico e cientнfico e artнstico.

Cinfгes й uma regiгo rica em patrimуnio arqueolуgico, musical e etnogrбfico e deverб este museu mostrar tambйm esses valores motivando os estudiosos e turistas a visitar a nossa terra e aqui encontrar uma justificaзгo ou apelo para aqui se deslocarem.

Conseguiremos deste modo incrementar toda as actividades comerciais inerentes a esse afluxo cultural, cientнfico e turнstico.

Quando os barcos pararem em Porto Antigo para visitar Cinfгes e suas gentes terгo mais um pуlo de interesse a registar e visitar.

Visitar Cinfгes deverб ser, julgamos nуs, uma paragem obrigatуria na subida do Douro Douro cada vez o destino do Mundo em Portugal.

Poderemos assim evitar a progressiva diminuiзгo da populaзгo em Cinfгes proporcionando um estнmulo mais para a sua fixaзгo nestas terras de Serpa Pinto.

Os abaixo assinados pedem a colaboraзгo de todas as forзas vivas de Cinfгes e regiхes limнtrofes para serem activas colaborantes destas realizaзхes, promovendo recolha das assinaturas e nє de B.I. atй Julho de 2007.

Carmen MeltonBy:
Justice, rights and public orderIn:
Cвmara Municipal de Cinfгes