Modernização e Alargamento da Linha-Férrea do Oeste sign now

A polémica sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa criou expectativas e condicionou, na última década, muitas tomadas de decisão na região Oeste. A decisão do Governo de construir o novo aeroporto na margem sul do Tejo causou, por isso, grande descontentamento em alguns sectores. Os Municípios na região Oeste que também tinham condicionado os seus planos de desenvolvimento local e de ordenamento do território à construção de um aeroporto na Ota vêem agora logradas as suas expectativas e exigem compensações do Governo.

Até agora, todas as decisões referentes a este tema foram tomadas por técnicos e políticos, sem a participação dos cidadãos. Sabemos pelos media que o Governo se mostra disposto a negociar com as autarquias do Oeste contrapartidas pela perda do aeroporto na Ota, o que supostamente se irá traduzir em apoios para a construção de outras infra-estruturas na região.

Transportes e Acessibilidades são factores decisivos para assegurar a coesão
territorial, a mobilidade de pessoas e mercadorias e o desenvolvimento regional. Nos estudos relativos ao Plano Estratégico do Oeste (PEO) é atribuída especial atenção a este tema. Não sendo ainda conhecida a versão final do PEO, transcrevemos aqui as poucas informações acessíveis no site da
Associação dos Municípios do Oeste (AMO):

A estratégia de desenvolvimento na vertente dos transportes deverá centrar-se nos seguintes aspectos:
Assegurar a construção de infraestruturas rodoviárias e ferroviárias, indispensáveis para desenvolver um posicionamento de Interface de Excelência com o exterior;
Desenvolver as vias de comunicações internas de forma a garantir a mobilidade intra-regional e assegurar um maior equilibrio no desenvolvimento dos diferentes concelhos.

Projectos estratégicos:
Reforço das vias rodoviárias verticais;
Electrificação e melhoria da via ferroviária do Oeste;
Construção e beneficiação de vias rodoviárias transversais;
Assegurar o investimento na conservação das actuais vias rodoviárias.

A modernização e alargamento da Linha do Oeste é, portanto, uma prioridade da estratégia prevista para a região, embora o POE pareça continuar a dar preferência à construção de vias rodoviárias que fatalmente irão promover a mobilidade individual motorizada, actualmente responsável por cerca de 30\% das emissões de gases de efeito de estufa. Também se fala hoje muito da RAVE (rede de alta velocidade) que vai atravessar a região Oeste, sem a beneficiar directamente; mas é muito raro ouvir-se falar da Linha-Férrea Regional do Oeste.

Queremos, com esta iniciativa, lembrar as CM da Região Oeste que a Linha-
Férrea do Oeste é uma velha reivindicação dos cidadãos. Acreditamos que uma via ferroviária moderna e bem integrada nos planos de ordenamento do território pode impulsionar o desenvolvimento da nossa região. Entre todos os projectos estratégicos indicados no PEO no eixo de transportes e acessibilidades, o melhoramento e alargamento da Linha do Oeste é, além disso, o único que pode efectivamente promover uma mobilidade mais sustentável no Oeste.

Exigimos, por isso, que as contrapartidas pela perda da Ota sejam canalizadas para a realização dos estudos prévios necessários, e para os investimentos que assegurem que a Linha do Oeste - actualmente num estado lastimável que não corresponde, de forma nenhuma, nem aos standards de segurança, nem às necessidades da Região se transforme, num horizonte temporal relativamente curto, numa via de comunicação moderna, segura, eficiente, cómoda e amiga do ambiente!
Que as contrapartidas do Governo pela perda da Ota revertam a favor de infra-estruturas que beneficiem toda a população e a economia do Oeste.

Por uma Mobilidade Sustentável no Oeste: pela Modernização e Alargamento da Linha-Férrea do Oeste!

Ines TranBy:
TelecommunicationsIn: