Missa Tridentina no Rio de Janeiro sign now

Eminentíssimo Senhor Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid, scj, arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro

Os signatários, católicos residentes na cidade do Rio de Janeiro, vêm pedir que V. Ema. se digne designar local e um presbítero responsável para a celebração regular da Santa Missa conforme o Missal Romano de 1962 na nossa cidade.

De acordo com a Carta Apostólica Motu Proprio Summorum Pontificum, Art. 7: Onde um grupo de fiéis laicos, mencionados no art. 5§1 não obtém o que solicita do pároco, deve informar ao Bispo diocesano do fato. Ao Bispo lhe solicita seriamente aceder a seu desejo. Se não puder prover este tipo de celebração, que o assunto seja referido à Pontifícia Comissão Ecclesia Dei.

Infelizmente, a boa-vontade de nossos pastores tem-se deparado com sérias dificuldades ao acolhimento deste pedido, dentre as quais podemos citar:

1) os fiéis que se sentem ligados à tradição antiga não se encontram reunidos em uma paróquia específica, mas espalhados em pequenos grupos por toda a diocese;
2) muitos presbíteros desconhecem a forma extraordinária da liturgia.
3) o fato de que a, até aqui, exclusiva promoção do rito novo facilitou o surgimento entre muitos tradicionalistas de uma lamentável mentalidade de gueto.

Mais uma vez declaramos nossa crença na Igreja una, santa, católica e apostólica. E com filial confiança no guiamento de V.Em.ª, firmamos.

Sign with Facebook sign_with_twitter

Sign with Facebook sign_with_twitter