Marina de Cascais sign now

Exmo. Senhor

Presidente da Cвmara Municipal de Cascais

Os abaixo assinados, face ao anunciado plano de remodelaзгo da zona da Marina, onde ressalta a edificaзгo de uma torre com cem metros de altura; preocupados com o impacto no meio e na paisagem e receosos da irreversibilidade do possнvel dano causado,vкm expor a V.Exa. o seguinte:

A vila de Cascais possuia uma baнa de grande beleza, de vistas amplas sobre o oceano, onde se sentia a comunhгo da terra com o mar. A construзгo da marina veio quebrar este equilнbrio, introduzindo significativos obstбculos visuais e transformando a ampla baнa numa pequena bacia de бguas paradas e horizonte curto.

A silhueta de Cascais й patrimуnio a acautelar. Й o que torna o lugar reconhecнvel, quer para quem se aproxima por mar, quer por terra. Й a ponta de Santa Marta, й a Cidadela, sгo as casas da Gandarinha. Tudo isto desaparecerб numa mole incaracterнstica de novos volumes que tornarгo este local igual a tantos outros.

A construзгo da torre resultarб numa nova obstruзгo аs vistas, que, pela sua altura e proximidade da vila, se tornarб obsessiva e esmagadora. Mesmo nos pontos mais altos do Concelho deixarб de existir uma vista desafogada do mar.

A construзгo da torre e o aumento da volumetria dos edifнcios da marina, provocarб, no futuro, o aparecimento de mais torres e mais construзгo nos arredores.

A revitalizaзгo do comйrcio na marina dependerб mais de boa acessibilidade e parqueamento do que dos residentes temporбrios dos hoteis. Estes preferem ir ver o paнs real a estar no ambiente artificial de uma marina.

A nгo construзгo da torre poupa as futuras geraзхes a um grande problema, que serб conseguir a demoliзгo da mesma.

Face ao que antecede e convencidos de que traduzimos o sentir da maioria da populaзгo de Cascais, solicitamos a V.Exa. que faзa cessar o desenvolvimento do plano em curso e proceda а sua remodelaзгo, designadamente anulando a construзгo da torre-hotel e nгo deixando que as restantes construзхes abafem, pelo seu volume, o edificado circundante.

browse all the signatures

Anita BenitezBy: