Manifesto pela Liberdade dos Cristгos Chineses sign now

А vossa Excelкncia o sr. Chen Duqing
Embaixador da Repъblica Popular da China

Excelentнssimo Sr. Chen Duqing ,

O motivo da nossa manifestaзгo й interceder pelos cristгos chineses que nгo possuem a devida liberdade para professarem sua religiгo. Sabemos que, conforme o artigo 36, da costituiзгo Chinesa, os cidadгos da Repъblica Popular da China gozam de liberdade de crenзa religiosa, contudo, temos notнcias de muitos irmгos na fй que tem sofrido perseguiзхes por se denominarem cristгos. Em um recente relatуrio da United States Commission on International Religious Freedom a China foi classificada como um dos paнses que possuem sйrias restriзхes a liberdade religiosa.

Diante desse contexto solicitamos, em nome da Igreja Brasileira, maior liberdade religiosa na Repъblica popular da China. Queremos, tгo somente, que uma das disposiзхes constitucionais desse paнs seja cumprida Nenhum уrgгo do Estado, organizaзгo pъblica ou indivнduo pode obrigar os cidadгos a acreditar ou a nгo acreditar em qualquer religiгo; nem pode exercer discriminaзгo contra cidadгos por estes pertencerem ou nгo a qualquer religiгo (Art. 36). Para tanto, й necessбrio:

Desburocratizaзгo do processo de registro das Igrejas. Concordamos que deve haver critйrios para essa legalizaзгo, contudo, acreditamos que eles podem ser amenizados, afim de que nenhuma igreja cristг funcione na ilegalidade;

Liberdade para os cristгos chineses expressarem sua fй em pъblico;

Uma maior abertura comercial para que exemplares da Bнblia, principal instrumento de propagaзгo do cristianismo. Sabemos que muitos cristгo chineses nunca tiveram acesso аs escrituras sagradas o que os torna vulnerбveis a falsas doutrinas e heresias;

E, sobretudo, revisгo das sentenзas criminais hб inъmeros cristгos que foram presos, simplesmente, por nгo negarem a sua fй e por proclamarem o evangelho de Jesus Cristo como caminho para a salvaзгo. Dentre os inъmeros prisioneiros, destacamos os abaixo relacionados:

Aiqing Zhu;
Zhu Aiqing;
Zhu Dehua;
Zhu Huali;

Tambйm destaco os seguintes prisioneiros em liberdade condicional ou prisгo domiciliar:

Lin Xiangao;
Lin Xili;
Yang Shudao;
Zhao Zhengdong;

Esses sгo apenas alguns dos inъmeros cristгos privados da liberdade prevista na legislaзгo chinesa e amplamente pregada nos princнpios do comunismo, tгo-somente, por professarem uma religiгo diferenciada da que й tradicionalmente seguida na China.

Pedimos uma maior abertura religiosa na China e que nossos irmгos na fй nгo sejam condenados por amarem a Cristo.

Declaramos que os irmгos chineses nгo estгo sуs, aqui no Brasil existe um povo que estarб intercedendo incessantemente por essas corajosas e virtuosas almas que nгo se calam diante de tanta perseguiзгo. Declaramos tambйm que a Igreja brasileira estб unida em um sу Espнrito em prol dessas vidas perseguidas e que nгo ficaremos inertes diante da opressгo violenta sofrida por esses irmгos que tem os seus direitos humanos visivelmente violados.

Respeitosamente,
Os Cristгos Brasileiros