Manifesto "Pela Histуria" sign now

A HISTУRIA preserva a memуria, contribuindo para o desenvolvimento da consciкncia social;

A HISTУRIA valoriza a construзгo de uma sociedade de desenvolvimento, sem perder de vista os valores humanistas;

A HISTУRIA alia permanкncias e mudanзas, perenidade e relatividade, fundamentando a construзгo de uma identidade inclusiva (local, nacional e global);

A HISTУRIA permite a compreensгo de um mundo diverso e em mudanзa atravйs da apreensгo da multiplicidade de tempos e contextos culturais, possibilitando uma visгo ampla e diversificada da sociedade;

A HISTУRIA, numa sociedade democrбtica e aberta, promove a formaзгo de uma consciкncia histуrica, factor de cidadania;

A HISTУRIA valoriza os testemunhos do passado, patrimуnio cuja preservaзгo й dever e direito de cidadania;

A HISTУRIA, atravйs dos seus procedimentos metodolуgicos, cria instrumentos para uma anбlise aprofundada da realidade social;

A HISTУRIA recorda o passado colectivo e, como diz Josй Mattoso, recordar o passado colectivo й uma forma de lutar contra a morte.

Esta consciкncia cidadг, aliada аs potencialidades formativas das metodologias da educaзгo histуrica, torna manifesta a importвncia essencial da disciplina de Histуria nos currнculos escolares, como o reconheceu a Conferкncia Permanente dos Ministros Europeus da Educaзгo, reunida na Noruega em 1997. As conclusхes da Conferкncia, subscritas pelo governo portuguкs, consideram que:

O ensino da Histуria pode e deve ter uma importante contribuiзгo para a educaзгo em geral e, em particular, para a educaзгo de uma cidadania democrбtica permitindo aos jovens: i. Aprenderem acerca da sua heranзa histуrica, bem como a de outras pessoas e naзхes; ii. Adquirirem e praticarem tйcnicas fundamentais, tais como a capacidade de pensarem por eles prуprios, a capacidade para tratarem e analisarem de forma crнtica diferentes formas de informaзгo e a capacidade de nгo se deixarem influenciar por informaзгo preconceituosa e por argumentos irracionais; iii. Desenvolverem atitudes bбsicas tais como a honestidade intelectual e rigor, um julgamento independente, uma abertura de espнrito, a curiosidade, a coragem civil e a tolerвncia.

Desde a sua formaзгo, a Associaзгo de Professores de Histуria tem procurado contribuir activamente para a promoзгo da Histуria e a consecuзгo dos objectivos do seu ensino. Й, assim, incompreensнvel e preocupante o espaзo cada vez menor atribuнdo а Histуria nos actuais 2є e 3є ciclos do ensino bбsico, (reduzida em muitas escolas a escassos 90 minutos semanais) e o seu eventual futuro desaparecimento do currнculo como бrea autуnoma de saber.

A APH reafirma a importвncia da consagraзгo do lugar da Histуria no currнculo da escolaridade obrigatуria, dotada de tempos lectivos adequados e com o relevo que o seu papel na formaзгo da cidadania democrбtica lhe exige.

Associaзгo de Professores de Histуria

browse all the signatures

Bobby SosaBy:
International PolicyIn:
Presidente da Repъblica; Presidente da Assembleia da Repъblica; Primeiro Ministro; Ministro da Educaзгo; Ministra da Ciкncia e do Ensino Superior; Ministro da Cultura