MANIFESTO EM DEFESA DA REDUЗГO DE DANOS sign now

MANIFESTO EM DEFESA DA REDUЗГO DE DANOS

Desde a dйcada de 80 estamos acompanhando, no Brasil, vбrios avanзos significativos no campo do uso de drogas, a partir da adoзгo gradual da perspectiva da Reduзгo de Danos, seja pelos governos seja por organizaзхes da sociedade civil, tornando-se inclusive uma polнtica pъblica oficial no nosso paнs, regulamentada por decretos, portarias e leis.

A perspectiva da Reduзгo de Danos da qual falamos, estб em consonвncia com princнpios fundamentais da promoзгo da saъde e da cidadania, pautadas em consensos do campo dos Direitos Humanos, especialmente do direito а Saъde, presente na Constituiзгo Federal do Brasil e nos fundamentos e diretrizes do nosso Sistema Ъnico de Saъde SUS.

A perspectiva da Reduзгo de Danos da qual falamos, tem possibilitado avanзos significativos na reduзгo da infecзгo pelo HIV e hepatites virais; na adoзгo de estratйgias de prevenзгo, cuidado e auto-cuidado, comprometidas com as pessoas enquanto cidadгs; na possibilidade de tratamento digno e respeitoso, que leve em consideraзгo as pessoas e sua autonomia, tambйm no processo de busca por cuidados а saъde, como tem nos ensinado os processos de reforma sanitбria e psiquiбtrica.

A perspectiva de Reduзгo de Danos da qual falamos, nos coloca diante do fracasso das concepзхes e intervenзхes polarizantes, que simplificam demais a existкncia humana, evidenciando que a questгo nгo й apenas de ser contra ou a favor das drogas, mas sobretudo й necessбrio acolher e aceitar as pessoas que usam.

Adotar a Reduзгo de Danos nгo й incentivar o uso, nem deixar as pessoas usarem - pensбvamos que esse era um debate superado. Й incentivar o Cuidado, a Saъde e a Cidadania, em suas formas mais poйticas e nas suas formas mais plenas de Direitos.

Como reafirmado em Carta recente da ABORDA Associaзгo Brasileira de Redutoras e Redutores de Danos, nгo й admissнvel o reforзo aos discursos reacionбrios que consideram а Reduзгo de Danos como uma estratйgia duvidosa, e nгo a polнtica oficial do Estado Brasileiro para o tratamento de questхes relacionadas ao uso problemбtico de бlcool e outras drogas, alйm de suas inestimбveis contribuiзхes ao combate da epidemia de Aids e hepatites entre pessoas que usam drogas e suas redes sociais.

Os recentes incidentes e questionamentos acerca da legitimidade, efetividade e eficбcia da Reduзгo de Danos, acompanhados a partir da proibiзгo dos folhetos na Parada do Orgulho GLBT de Sгo Paulo e na suspensгo de apoio da Fapesp ao Projeto Baladaboa, voltados ao consumo de ecstasy, sгo inadmissнveis e configuram-se como um retrocesso sem igual.

Assinamos esse Manifesto em defesa da Reduзгo de Danos, da saъde e da cidadania das pessoas que usam drogas, das polнticas pъblicas justas e humanizadas que temos no nosso paнs, da nova lei sobre drogas, dos decretos e leis municipais que regulamentam a Reduзгo de Danos, da Polнtica de Atenзгo Integral а saъde de usuбrios de бlcool e outras drogas, enfim, de toda nossa histуria de construзгo de uma sociedade digna e democrбtica.

E que nгo precisemos outras vezes dizer o уbvio.

Brasil, junho de 2007.

Associaзгo Brasileira de Redutoras e Redutores de Danos -ABORDA

Rede Brasileira de Reduзгo de Danos e Direitos Humanos - REDUC

Associaзгo Brasileira de Gays, Lйsbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais ABGLT