Manifesto em Defesa da Liberdade do Companheiro Gegк sign now

Manifesto em Defesa da Liberdade do Companheiro Gegк

No dia 05 de abril de 2004, o companheiro Luiz Gonzaga da Silva (Gegк), lнder do Movimento de Moradia do Centro de Sгo Paulo e da Central de Movimentos Populares- CMP, foi preso em face de ter sido denunciado como co-autor de homicнdio ocorrido, acerca de dois anos, em um acampamento na Av. Presidente Wilson, na Vila Carioca-SP, Capital.

Esse acampamento foi autorizado pela Secretaria Estadual de Habitaзгo, apуs um despejo em um prйdio na Rua Lнbero Badarу-Centro da capital paulista. As famнlias despejadas foram autorizadas a se acomodarem na referida бrea.

Nуs dirigentes de vбrios Movimentos Sociais, Sindicatos, Partidos Polнticos, Intelectuais, Parlamentares, ONGs, recebemos com estranheza a decretaзгo de sua prisгo preventiva, que ao nosso entender foi realizada de forma arbitrбria e com objetivo de criminalizaзгo do Movimento Social, portanto com caracterнstica de Prisгo Polнtica.

O companheiro Gegк foi durante anos, militante sindical, й fundador da CUT , do Partido dos Trabalhadores, da ULC ( Unificaзгo das Lutas de Cortiзo), do MMC (Movimento de Moradia do Centro), da Uniгo dos Movimentos de Moradia do Fуrum Nacional de Reforma Urbana e da CMP (Central de Movimentos Populares), onde atualmente й membro da Direзгo Nacional.

Portanto, trata- se de uma pessoa de notoriedade pъblica e popular, com participaзгo ativa nos vбrios espaзos democrбticos, debatendo e intervindo nos Conselhos e Fуruns sobre Moradia, DST/ AIDs, Questгo Racial, sendo inclusive membro do Conselho Nacional das Cidades, й enfim, uma lideranзa histуrica dos Direitos Humanos Fundamentais dos Povos, nгo sу na cidade de Sгo Paulo, como tambйm em todo paнs.

A Luta pelo Direito а moradia e por polнticas pъblicas nгo serб intimidada com prisгo de dirigentes Sem Teto e Sem Terras de nosso paнs. Num quadro dramбtico de exclusгo social, desemprego e misйria que se reflete num dйficit de 6 milhхes de novas moradias e mais 11 milhхes de famнlias, que sobrevivem em condiзхes subumanas, soma-se a 50 milhхes de pessoas que nгo tкm moradia digna. Esta й a situaзгo que lideranзas autкnticas do Movimento Popular como o Gegк tкm lutado para mudar.

Nуs, que subscrevemos este manifesto, entendemos que a manutenзгo da prisгo provisуria nгo se justifica, posto que, nosso companheiro Gegк tem residкncia e trabalho fixos, й uma pessoa pъblica e de notуria participaзгo em Defesa dos Direitos Humanos. Exigimos sua imediata liberdade e a apuraзгo do abuso de autoridade praticado no ato de sua prisгo.

Cartas de Solidariedade e agendamento de Visitas devem ser feitas junto a sede da CMP pelo PABX e Fax (11) 5583-8051 ou pelo endereзo eletrфnico: [email protected]

Mais Informaзхes: http://www.cmp-brasil.org

Sign with Facebook sign_with_twitter

Sign with Facebook sign_with_twitter