Manifesto de Apoio a Denise Bottmann sign now

Causou comoзгo entre todos os profissionais ligados aos meios editoriais do Paнs a notнcia de mais um processo movido contra a tradutora Denise Bottmann, em decorrкncia de denъncias de plбgio de traduзгo, por ela veiculadas em seu blogue Nгo Gosto de Plбgio.

Diante do nъmero de plбgios desmascarados ao longo dos ъltimos anos por essa incansбvel profissional, ficou claro que a extensгo de tal delito й muito maior do que qualquer um poderia imaginar quando das primeiras descobertas. Desta vez o processo й movido pela Editora Landmark, que apresentou em juнzo as seguintes pretensхes: vultosa indenizaзгo por pretensos danos morais e materiais; publicidade restrita (ou seja, andamento do processo sob sigilo de justiзa); remoзгo do blogue Nгo Gosto de Plбgio da internet, invocando o direito de esquecimento; antecipaзгo dos efeitos da tutela de mйrito (ou seja, determinaзгo da remoзгo imediata do blog antes do exame do mйrito da aзгo impetrada).
O fato й que, em pouco tempo, o referido blogue se tornou amplamente conhecido e converteu-se num ponto de referкncia certamente incфmodo para os que, atй seu advento, nгo eram molestados no tranquilo afг de copiar traduзхes esgotadas e lanзб-las no mercado com nomes reais ou fictнcios, nem de longe assemelhados aos dos verdadeiros tradutores. Assim, considerando a necessidade de que essas denъncias nгo sу tenham prosseguimento, mas tambйm se ampliem e aperfeiзoem, nуs, abaixo assinados, nos mobilizamos a favor do desmascaramento de uma prбtica que:
1. fere a Lei de Direitos Autorais, que considera o tradutor como autor de obra derivada e salvaguarda seus direitos morais e patrimoniais;
2. configura concorrкncia desleal, pois as editoras de mб-fй, nгo arcando com os custos dos direitos de traduзгo ou nгo pagando por uma retraduзгo, pхem em desvantagem as editoras que, pautando-se pela idoneidade, assumem tais custos;
3. atenta contra nosso patrimфnio cultural, ao disseminar a cуpia fraudulenta de obras muitas vezes assinadas originalmente por nomes reconhecidos e estimados de nossa literatura.
Pelos motivos acima, confiando que a justiзa realmente serб feita, publicamos esta manifestaзгo de apoio aos esforзos de Denise Bottmann, conclamando а adesгo todas as pessoas interessadas no combate а prбtica delituosa do plбgio e no enriquecimento das interaзхes culturais neste paнs.

Goal reached !

browse all the signatures

Marina DicksonBy:
AnimalsIn:
MEIOS DE COMUNICAЗГO EM GERAL, TRADUTORES, EDITORES, AGENTES CULTURAIS, PESSOAS INTERESSADAS EM DIREITOS AUTORAIS