Maior exibiзгo de acervo nos cinemas da FCC sign now

Nуs, como amantes do cinema e consumidores dos serviзos oferecidos pelos cinemas da Fundaзгo Cultural de Curitiba, abaixo-assinamos para que seus representantes passem a veicular, em programaзгo normal ou gratuita, AO MENOS UM FILME DO ACERVO POR SEMANA.

Nossas razхes para tal:

A situaзгo do cinema em Curitiba estб crнtica. Atй o comeзo de 2005, possuнamos trкs espaзos pъblicos de exibiзгo:
Cine Ritz, Cine Luz e Cinemateca de Curitiba. A distribuiзгo de filmes na cidade seguia um ritmo bastante acelerado e diversificado, acompanhando outras capitais supostamente "mais importantes", como Sгo Paulo e Rio de Janeiro. Podia-se ver atй 12 ou 14 filmes por mкs; аs vezes esforзava-se para assistir a todos. Alguns chegavam a ficar apenas uma semana em cartaz, devido а alta demanda, afim de manter sempre atualizada a programaзгo.

Porйm, apуs o mкs de fevereiro, esse panorama mudou. O Cine Ritz, por questхes contratuais de legalidade questionбvel, viu seu fechamento, auxiliado pela negligкncia da prefeitura em resolver o problema. Mesmo assim, o cinema em Curitiba continuava; esperava-se que pelo menos dois terзos da programaзгo permanecessem como eram. Mas nгo foi assim. Cortes absurdos na quantidade de filmes exibidos por mкs e por cinema, alйm do atraso de meses nas exibiзхes, foram algumas das mudanзas. Curitiba, que se auto-proclama "capital cultural", ao deixar perecer seu cinema portou-se como uma cidade provinciana e atrasada; uma sйrie de lanзamentos cinematogrбficos importantes voltaram a ser privilйgio de capitais como Sгo Paulo, Rio De Janeiro e Porto Alegre.

Para se ter uma idйia, atй o final da quarta semana de Janeiro/2006, entraram na programaзгo normal apenas sete filmes, sendo que apenas dois haviam sido produzidos em 2005 (ainda assim, no comeзo do segundo semestre do ano).

A culpa, й difнcil saber de quem й. Vбrios envolvidos tкm sua parcela de morosidade: as distribuidoras, com o privilegiamento de capitais que cobram preзos abusivamente altos; a prefeitura de Curitiba, com seu desdйm para com um de seus mais fortes instrumentos de propagaзгo cultural e informativa; e os responsбveis pela programaзгo do Cine Luz e da Cinemateca, com sua falta de atitudes simples e viбveis para contornar o problema.

Um exemplo de soluзгo, que poderia amenizar o problema da escassez, seria a maior exibiзгo de filmes do acervo da prуpria Cinemateca.

Nуs, com este abaixo-assinado, sugerimos esta idйia que os dirigentes da Cinemateca desconhecem ou fingem desconhecer: EXIBIR, EM PROGRAMAЗГO NORMAL OU GRATUITA, O MНNIMO DE 1 (UMA) PELНCULA DIFERENTE DO ACERVO, POR SEMANA. Embora estes filmes sofram falta de manutenзгo e cuidados, nгo possuem qualquer utilidade enquanto permanecem armazenados, exibidos com freqькncia baixнssima logo em um perнodo de descaso por parte das distribuidoras.

Essa atitude tambйm soluciona, por ora, um dos problemas atuais dos cinemas da Fundaзгo Cultural de Curitiba: a quantidade insuficiente de obras que estгo chegando ao pъblico.

- Fotos de lugares onde sгo "armazenados" alguns rolos equipamentos:

Aceitando nossa sugestгo, reconhecemos que a direзгo da Cinemateca de Curitiba estarб cumprindo sua parte para ajudar a resolver este problema.

Curitiba, 27 de Janeiro de 2006.

Goal reached !

browse all the signatures