JUNTE FORЗAS PARA COMBATERMOS A VAQUEJADA sign now

JUNTE FORЗAS PARA COMBATERMOS A VAQUEJADA

O que vemos hoje nos chamados shows de Vaquejada й exatamente o que ocorre nos famigerados Rodeios,ou seja, os mesmos animais sendo transportados de festa em festa sendo utilizados inъmeras vezes, se nгo tiverem logo uma lesгo mais grave ou morrerem, simplesmente para o deleite de uma platйia que, ou nгo tem nenhuma noзгo do sofrimento desses animais, tanto fisiolуgico quanto mental, do que se passa nos bastidores antes e depois desses espetбculos, do constante transporte, das lesхes sofridas, enfim de todo o processo dessa prбtica brutal e sem outro propуsito que o lucro imoral e anti-йtico, ou й completamente insensнvel ao sofrimento alheio caracterizando um comportamento sбdico.O fato de ser chamada de esporte, nгo muda a natureza dessa montagem artificial, arremedo grotesco de uma lide nгo existente nas fazendas. Nгo muda a realidade dos danos fнsicos (pernas quebradas, caldas arrancadas etc) e mentais (estresse, pвnico) em nada se assemelhando a uma competiзгo realmente esportiva, onde jovens atletas de fato demonstram um espetбculo de beleza.

Tambйm a alegaзгo de ser parte de uma tradiзгo e que por isso dever ser mantida, й completamente questionбvel. Em primeiro lugar tradiзгo significa apenas que algum procedimento й comumente repetido por muito tempo, inclusive prбticas cruйis, portanto estгo aн para serem abolidas. Trazer uma barbбrie que, como vimos nem й necessбria na lide da fazenda e jamais o foi praticado desta forma, em pleno sйculo XXI, nгo faz mais sentido tambйm de acordo com um novo de conceito de cultura e especialmente da prбtica dos valores de uma cultura sem violкncia, onde o lema maior й o respeito a todas as formas de vida.A prбtica de vaquejadas, por transmitir uma atitude de desrespeito a seres vivos e promover o sadismo, traz em seu bojo um exemplo de agressividade que, no inнcio praticada contra outras espйcies animais que nгo a humana, vгo fazer parte de um contexto violento sem fronteiras.

As novas diretrizes mundiais, baseadas em estudos cientнficos sobre os animais e guiadas por um fluxo civilizatуrio estгo levando a novas atitudes perante nгo sу a conservaзгo da natureza mas tambйm ao respeito a todas as espйcies. Recentemente o Conselho Europeu classificou os animais como seres sencientes, isto й, que sentem nгo sу dor, fome, frio, sede, mas tambйm estresse, mкdo, pвnico, isto й podem passar por sofrimento fнsico e mental. Essa й a tendкncia, a diferenзa vai ser apenas alguns paнses estarem na vanguarda e outros estarem na retaguarda. Gostarнamos que o Brasil estive no primeiro grupo.

Sicerely, Maria Padilha

Presidente da AADAMA- Associaзгo Amigos Defensores dos Animais e do Meio Ambiente

Sign with Facebook sign_with_twitter

Sign with Facebook sign_with_twitter