Indicação de Fernando Lindote para a Direção do MASC. sign now

Tomando ciência da necessidade de um novo diretor para o Museu de Arte de Santa Catarina, gostaríamos de indicar o nome de Fernando Lindote para o cargo de diretor do MASC.

Considerando a importância da atuação de Fernando Lindote como artista, curador e difusor da cultura no estado de Santa Catarina e em âmbito nacional, acreditamos que este tenha o perfil para assumir este importante cargo. Sua competência e responsabilidade na área artística e cultural vem sendo comprovada e constantemente reiterada desde os anos 80. Fernando trabalha intensamente difundindo a cultura do estado como artista (realizou inúmeras exposições nas capitais do país), contribui na formação de artistas jovens, participa de comissões julgadoras e curadorias de exposições em importantes instituições de nosso estado, como o Museu Victor Meirelles, SESC e o próprio MASC. No âmbito nacional, participou de comissões julgadoras e em projetos da FUNARTE e Fundação Iberê Camargo.

O nome de Fernando Lindote é reconhecido em todo país como referência da arte e cultura catarinense. Lindote tem sido procurado por grandes instituições, como o Instituto Itaú Cultural e o MAM-SP para indicar artistas do estado que participaram de seleções de projetos de excelência no país como as quatro edições do programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural e a última edição do Panorama Museu de Arte Moderna de São Paulo. Suas atuações no circuito vem projetando a arte catarinense na cena nacional. Além do reconhecimento nas principais capitais do país, Lindote também conhece as riquezas e as limitações da cultura em nosso estado, pois desde 2003 realiza viagens para ministrar oficinas, desenvolver curadorias e mapear a produção de arte em muitas cidades de Santa Catarina, pelo projeto Pretexto SESC/SC.

Fernando Lindote possui credibilidade e circulação no circuito nacional de arte para realizar parcerias que ampliariam a visibilidade da instituição e da produção cultural do estado no país. Suas atuações curatoriais demonstram uma preocupação com a questão museológica interada aos movimentos artísticos nacionais e com a acessibilidade e ampliação do acervo, reafirmando seu compromisso com a preservação da memória e da cultura catarinense. A complexa tarefa de dirigir uma instituição como o MASC deve ser empreendida por um profissional que atenda as reinvidicações da classe artística, dos programas locais, dos usuários de museus e que realize parcerias institucionais.

Tendo em vista a importância de tal nomeação e da credibilidade que Fernando Lindote possui no meio artístico e intelectual, reafirmamos nossa concordância com a sua indicação ao cargo de diretor do MASC.

Rhonda MorganBy:
International PolicyIn: