ImpГrio Casa Verde - Carnaval 2006 sign now

CARTA ABERTA EM REPГDIO AO ENREDO DA ESCOLA DE SAMBA IMPГRIO CASA VERDE - CARNAVAL 2006.

SГo Paulo, 20 de fevereiro de 2006

A escola de Samba вImpГrio Casa Verdeв celebra o Carnaval desse ano com o enredo вDo boi mГtico ao boi realв.

O que dizer do boi mГtico? Celebremos a Vaca Sagrada da Гndia, os bois que transportaram Krishna e Buda, dancemos com o Boi MamГo e o Boi BumbГ, festejemos o combate entre o Boi Caprichoso e Garantido. Lembremos do Boi da Cara Preta que assusta as crianГas insones, o Minotauro do labirinto de Creta e nos cГus a constelaГГo-signo de Touro. No mito, tudo se permite.

Nos preocupa o boi real. Aparentemente exaltado, Г reduzido de fato Г dissecaГГo, perde sua personalidade. O boi nГo Г mais boi, nГo possui sequer sua animalidade. O boi agora Г a carne, o embutido, a gelatina, os ossos triturados, o sangue, o sapato de couro, a escova de pГЄlos, o sГЄmen para reproduГГo. O boi Г um conglomerado estanque de produtos previamente etiquetados.

O boi nГo Г um animal livre que pasta nos campos. Г um produto controlado, submetido a processos de produГГo, demanda Гgua e alimentos em proporГГes incoerentes com a quantidade de carne produzida. Г envenenado por pesticidas que permanecem na gordura que adere Гs artГrias humanas. Requer queimada de florestas para plantaГГo de pastos.

O boi Г aquele submetido ao terror dos rodeios, as pupilas dilatadas, a urgГЄncia de corcovear para derrubar o peГo que o fere. O touro morto no calor das touradas, sacrificado em vГo por quem se apresenta como herГіi das multidГes. O boi ainda perseguido na ilegal Farra do Boi.

Desde o desenvolvimento da agricultura nГіs nГo somos predadores irracionais que dependem do boi para a sobrevivГЄncia. O boi nГo Г sequer nosso principal alimento, pois sem os vegetais adoecemos. Mas podemos viver sГі de vegetais. Qual nossa natureza, entГo?

Diz-se no campo que do boi tudo se aproveita, exceto o berro. Mas Г justamente o berro do boi que nos interessa, sua manifestaГГo de sofrimento, o atestado definitivo de que Г um ser vivo sensГvel.

HГ alternativas ao boi? Sim, assim como um dia foi necessГrio enxergar uma alternativa aos escravos. Se as civilizaГГes se apoiaram sobre o boi para sobreviver в afirmaГГo deveras questionГvel в sejamos humildes o suficiente para liberГ-los desse encargo.

Sim, o boi Г o orgulho nacional. E sua exploraГГo Г a vergonha que muitos colocam todo dia sobre a mesa.

Celebremos entГo com gratidГo nГo os pecuaristas que fazem da morte o seu ganho, mas o boi imolado pelos sГculos. Tomemos o sentido do Carnaval e renunciemos aos grilhГes do boi, renunciemos Г carne. NГo por 40 dias, mas pelo resto de nossas vidas.

Os abaixo assinados:

Earline BraunBy:
Justice, rights and public orderIn:
Meios de ComunicaГГo e OpiniГo PГєblica em Geral