Horбrio das "Conversas Vadias" sign now

A Rбdio e Televisгo de Portugal foi, hб algum tempo atrбs, criticada no que concerne ao serviзo prestado aos portugueses, sendo mais mediбticas as criticas dirigidas ao serviзo televisivo, chegando-se a falar em acabar com as emissхes da RTP 2. Isto sucedeu por falta de acordo em relaзгo ao significado de Serviзo Pъblico, e talvez por outros motivos transcendentes ao pъblico em geral. No entanto, actualmente, estes factos parecem бguas passadas no Serviзo Pъblico de Rбdio e Televisгo.

A RTP 1 apresenta-se agora mais competitiva em relaзгo aos canais generalistas privados, principalmente nas бreas de debate de ideias, opiniгo, informaзгo e ficзгo portuguesa.

A RTP 2 (agora a dois:) tem, ao longo do tempo, consolidado o seu espaзo no serviзo pъblico de televisгo, sendo desde de que eu me recordo um canal de culto. A 2: й um canal peculiar, que consegue conciliar muito bem a sua programaзгo diversa. A 2:, й acima de tudo um canal educativo, que vai desde do alternativo (p.e. Onda-Curta) ao mainstream (p.e. Os Simpsons ou os Sopranos); da sala de aula (p.e. Universidade Aberta) а vida real (p.e. National Geographic ou Hora Discovery); do convencional (p.e. Diga Lб Excelкncia) ao informal (p.e. Por Outro Lado), e muito mais exemplo de pluralidade poderiam aqui ser dados, por exemplo, na programaзгo de hoje (12/02/2006) ao Concerto Comemorativo do ano Mozart 2006 seguem-se os Jogos Olнmpicos de Inverno Turim 2006. Por estes e muitos mais motivos a 2: й um excelente canal, que se mantйm como uma alternativa viбvel e credнvel em relaзгo aos restantes canais generalistas portugueses.

A 2: vai passar as quatro Conversas Vadias de Agostinho da Silva, uma sйrie de entrevistas que fizeram histуria na nossa televisгo, segundo o site oficial da RTP. A emissгo das Conversas Vadias deve-se а comemoraзгo do centenбrio do nascimento de Agostinho da Silva, e passam na 2: entre segunda e quinta-feira а uma da manhг. O problema reside precisamente aqui, а uma da manhг Uma sйrie de entrevistas que deveria ser vista por toda a famнlia e que merece sem, sombra de dъvidas, um lugar no horбrio nobre de qualquer canal lusуfono. A preocupaзгo demonstrada pela 2: aquando da reformulaзгo do Jornal 2: (horбrio e formato), adaptado a um estilo de vida que cada vez deixa menos tempo livre para actividades de lazer nгo й notуria na escolha do horбrio de transmissгo das Conversas Vadias.
Nуs abaixo assinado gostariamos, facto que a 2:, repensasse esta posiзгo. Uma alternativa seria transmitir as Conversas Vadias em horбrio nobre durante a semana, ou ao fim-de-semana, permitindo que o programa seja visto por todos e que, sobretudo, seja visto em famнlia. O Professor ainda tem muito para nos ensinar

Obrigado pela atenзгo,
Nуs abaixo assinado