HeroisBrasileiros sign now

Por iniciativa da Diretora Cultural da AMACOPA - Associaзгo de Moradores e Amigos de Copacabana, Sra. Dalva Bezerra Camanho, estamos colhendo assinaturas em um abaixo-assinado, com a finalidade de solicitar ao Governo Estadual, que a denominaзгo da nova estaзгo do metrф em nosso bairro, cuja previsгo de inauguraзгo й para meados de dezembro deste ano, seja: Estaзгo Eugenio Jardim, pelos motivos relacionados a seguir:

Alguns poucos alegam que a maioria da populaзгo desconhece as denominaзхes Av. Henrique Dodsworth ou Praзa Eugenio Jardim.

Desconhecem porque o nosso povo й carente em educaзгo e cultura. Mas nгo podemos ficar de braзos cruzados, cabendo entгo, a sociedade civil organizada e a cada um de nуs, agirmos em defesa da preservaзгo de nossa histуria e de nossa identidade cultural.

A denominaзгo Cantagalo, atribuнda ao corte realizado no Morro do mesmo nome, nгo possui qualquer valor histуrico ou vнnculo com o nosso bairro de Copacabana. De pronto, lembramos que o seu acesso se dб pelo bairro de Ipanema. E indevidamente, vem ocupando a referкncia ao logradouro, uma homenagem a Henrique de Toledo Dodsworth Filho (1895-1975), outro vulto esquecido da nossa histуria, que foi Mйdico, Professor do Colйgio Pedro II e da Escola Normal e tambйm prefeito do Distrito Federal. Em sua gestгo efetivou-se a abertura do Corte de Cantagalo para a Lagoa, iniciado em 1916.

Tambйm foi o candidato carioca mais votado para a Assemblйia Nacional Constituinte de 1933.

Todos nуs devemos, sempre que possнvel, enaltecer os bons exemplos, para que nossos filhos e para que a prуpria sociedade tenha modelos a seguir.

A denominaзгo da Estaзгo deve manter o vнnculo com a do local, preservando a lembranзa de seu valor histуrico.

No momento em que mais necessitamos de bons exemplos, de correзгo no trato da coisa pъblica, de polнticos honestos e dedicados e de herуis, em um paнs onde o passado ou se perde ou se esquece й importante preservar e valorizar a nossa prуpria histуria, para nгo perdermos o fio-da-meada da nossa cidadania e humanidade.

Com a denominaзгo de Estaзгo Eugenio Jardim, estaremos rendendo homenagem а pessoa que prestou relevantes serviзos а sociedade, principalmente ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, conforme seu histуrico de vida pъblica, disponнvel no link a seguir

Estaзгo "Cantagalo" Nгo! Estaзгo Eugenio Jardim, Sim !

Atenciosamente,

Dalva Bezerra Camanho

Diretora Cultural da AMACOPA

Associaзгo de Moradores e Amigos de Copacabana

E demais moradores de Copacabana.

Keith EwingBy:
TelecommunicationsIn: