GREVE POR TEMPO INDETERMINADO! sign now

O Governo, através da pessoa da ministra da Saúde, ao apresentar, no dia 8 de Janeiro, uma proposta remuneratória inferior àquela que tinha apresentado ainda antes das eleições, remetendo os enfermeiros para um nível inferior a de qualquer outro grupo de licenciados na administração pública, mostra que não é pessoa de bem e que tem em consideração muito baixa a classe de enfermagem, bem como os seus representantes sindicais. O recuo da ministra para posição anterior, na reunião do dia 20, nada altera.

Vários factores poderão ser apontados para explicação desta marcha atrás do Governo PS (II) e da sua ministra: a arrogância de quem obteve uma (meia) vitória sobre os professores e agora pode apresentar força e argumentos demagógicos do género: não há dinheiro; e a ingenuidade dos sindicatos dos enfermeiros que deixaram para depois das eleições uma questão que poderia ter sido resolvida então, em vez da concentração do dia 18 de Setembro, devia-se ter feito o que agora se vai fazer: GREVE!

Não se fez GREVE POR TEMPO INDETERMINADO, como desejo de muitos enfermeiros que se manifestaram via SMS dirigindo-se à direcção do SEP, porque os sindicatos, com os argumentos de paralisação do processo (negocial) e eventual regresso à estaca-zero, apostaram num cenário pós-eleitoral semelhante ao que existia antes do dia 27 de Setembro. Mas, as expectativas saíram goradas e o que temos, com a mesma ministra e o mesmo Governo PS/Sócrates, é uma situação igual ou pior à do dia anterior às eleições.

Esta posição inadmissível da ministra da Saúde deve ser entendida no quadro da política mais geral do Governo para a Saúde, que tem sido o desmantelamento gradual do SNS para enriquecimento dos grupos económicos privados. E é nesta óptica que se deve entender a existência do desemprego na enfermagem, que serve para criar mão-de-obra barata para os hospitais privados e, se os sindicatos deixarem, para o próprio SNS, como, aliás, já se está a verificar.

Assim, os enfermeiros abaixo assinados, e com o intuito de desbloquear o processo de reivindicação por uma CARREIRA DIGNA

1- Que permita a progressão de todos os enfermeiros até ao topo da carreira, sem haver rácios para a categoria de Enfermeiro Principal (que, caso a proposta do Governo seja aprovada, será pior que a categoria de Professor Titular que os professores rejeitaram!), ficando aberta a TODOS enfermeiros especialistas existentes e aos que entretanto se vão formando;

2- Em que seja contado todo o tempo na actual carreira, incluindo o tempo em que esteve congelada (1 de Setembro de 2005 a 31 de Dezembro de 2007), sem prejuízo de subida na actual, na medida em que as verbas foram orçamentadas em 2008, permitindo que a transição seja feita com ganhos remuneratórios significativos;

3- Em que seja contado todo o tempo dos enfermeiros em contrato a termo certo logo que ingressem na nova carreira;

4- Que facilite a contratação pelo SNS de todos os enfermeiros actualmente desempregados, bastando para isso preencher as faltas existentes nas diversas instituições hospitalares.

Defendemos a realização de uma GREVE POR TEMPO INDETERMINADO, até à cabal satisfação dos pontos acima apontados. A duração da greve tem aquela que os seus autores entenderem por bem (Artigo 602º do Código do Trabalho e Artigo 5º da Lei da Greve) e perante posições inflexíveis haverá que tomar posições adequadas.

Proposta que os Sindicatos da classe, e ao contrário do que sempre fizeram, devem colocar à discussão e votação em amplos plenários, que, atendendo à natureza da questão, devem ser abertos a todos os enfermeiros, incluindo os não sindicalizados e os desempregados, que são em número de muitos milhares.

POR UM SERVIÇO DE SAÚDE PÚBLICO DE QUALIDADE, UNIVERSAL E GRATUITO!

Sign The Petition

Sign with Facebook sign_with_twitter
OR

If you already have an account please sign in, otherwise register an account for free then sign the petition filling the fields below.
Email and the password will be your account data, you will be able to sign other petitions after logging in.

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

Attention, the email address you supply must be valid in order to validate the signature, otherwise it will be deleted.

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook sign_with_twitter
OR

If you already have an account please sign in

Comment

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal
643 / 1000

Latest Signatures

browse all the signatures

Information

Debora SmallBy:
Politics and GovernmentIn:
Petition target:
Aos sindicatos da classe dos enfermeiros

Tags

No tags

Share

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title

Widgets