Grave Descaso Ambiental no Piaui sign now

Maior desmatamento do Nordeste acontece no Piauн: Muita grilagem de terra, desmatamentos e ocupaзгo de бrea de alto valor ecolуgico. 77.947 hectares de Caatinga estгo sendo transformados em carvгo.

Jornalista: Tвnia Martins, Teresina

(Fotos: Andrй Pessoa)

20 de Dezembro de 2006

Os ambientalistas do Piauн estгo assustados com o projeto "Energia Verde" que, asseguram, й o maior desmatamento em andamento no Nordeste. O projeto estб localizado entre os municнpios de Curimatб, Redenзгo do Gurguйia e Morro Cabeзa no Tempo. No primeiro momento estгo transformando em carvгo vegetal 77.947 hectares de Caatinga. O total do projeto й de 114.755. A бrea й na Serra Vermelha, no condomнnio Chapadгo do Gurguйia. Segundo o ambientalista Francisco Soares, a regiгo aparece entre os 900 locais considerados prioritбrios para biodiversidade brasileira, de acordo com recente relatуrio do Ministйrio do Meio Ambiente.

MANIFESTO CONTA O PROJETO " ENERGIA VERDE "

Executado na REGIГO DA SERRA VERMELHA ( PI ) pela Empresa JB Carbon S.A, sob permissгo do MINISTЙRIO DO MEIO AMBIENTE, IBAMA-PIAUI, GOVERNO DO ESTADO DO PIAUI e contando com apoio polнtico.

Os cidadгos brasileiros abaixo-assinados, alertados pela imprensa escrita e televisiva que, cumprindo seu papel divulgou informaзхes e imagens detalhadas de tal projeto, manifestam-se contra esse medieval "plano de manejo florestal", aprovado pelo IBAMA, em бrea prevista de 114.755 hectares, em execuзгo no precioso ecossistema da SERRA VERMELHA, regiгo sul do PIAUI, pela empresa JB CARBON S.A., com apoio oficial.

Atravйs deste abaixo-assinado, cidadгos de todo o Brasil afrontados no seu dia a dia com a dura realidade da destruiзгo das riquezas ambientais do Paнs, vem reivindicar do MINISTЙRIO DO MEIO AMBIENTE, do IBAMA e do ESTADO DO PIAUI a IMEDIATA E DEFINITIVA paralisaзгo desse infeliz "plano de manejo florestal", que sу contribuiu atй entгo para unicamente abrir uma brecha no raro BIOMA e na consciкncia coletiva brasileira.

Estamos certos de que, o MINISTЙRIO DO MEIO AMBIENTE e o IBAMA, fiadores da diversidade natural de nossa terra junto a populaзгo brasileira, uma vez cientes da gravidade deste evento, de sua pйssima repercussгo na mнdia alйm de suas responsabilidades na execuзгo do mesmo, nгo permitirгo que milhхes de nacionais sejam privados das riquezas ainda desconhecidas de SERRA VERMELHA.

Sendo assim, imploramos аs Autoridades competentes, o FIM IMEDIATO das atividades das moto-serras e das centenas de fornos de carvгo oficiais que atuam dia e noite, para que a rara FLORESTA DE CAATINGA ARBУREA DO PIAUI possa subsistir CUMPRINDO O SEU REAL PAPEL no territуrio nacional e no planeta: resguardar a diversidade da vida natural, a бgua, o clima e o prуprio ser humano.

Minerva MoranBy:
Entertainment and MediaIn: