Gilberto Kassab adota Windows Vista nos Telecentros da cidade de São Paulo sign now

Exmo. Prefeito Gilberto Kassab,
a inciativa de escrever essa petição se deu em face da matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, que dá conta que a prefeitura de São Paulo está pagando por um sistema operacional nos telecentros do município, sendo que existem similares gratuitos: http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12272

Os motivos alegados para a implantação do sistema operacional Windows Vista nos computadores dos telecentros do município de São Paulo não se justificam. Essa atitude tomada pela prefeitura parece demonstrar uma imposição por parte de pessoas da burocracia que não possuem o conhecimento técnico sobre essa questão e ignoram as implicações políticas, econômicas e sociais desse ato.

Um país só atinge um alto grau de amadurecimento e independência quando ele passa a produzir tecnologia de ponta, o que somente se dá através de pesquisa e desenvolvimento. O Brasil é um grande importador de produtos no que diz respeito à industria da Tecnologia da Informação, sejam eles hardware ou software, e a nossa balança comercial é deficitária nesse aspecto.

Hoje somos um país que é um grande exportador de commodities e um grande importador de tecnologias. Muitos tomadores de decisão nas empresas e no governo são grandes compradores de produtos prontos de Tecnologia da Informação.
Profissionais treinados para serem compradores ao invés de serem preparados para participar dos processos decisórios no nível estratégico de um país.

O sistema operacional Windows é majoritário nas empresas porque quando começou o boom da micro-informática nos anos oitenta, não existiam outros competidores bem posicionados no mercado. Hoje porém, existem sistemas operacionais como aquele que é utilizado atualmente nos telecentros da prefeitura de São Paulo, e que são GRATUITOS, além de possuírem uma qualidade comprovada por várias empresas que o utilizam em ambiente corporativo e uma grande comunidade que o desenvolve e o apóia.

Nenhum profissional nasceu sabendo utilizar o sistema operacional Windows, todos foram treinados. Que vantagem o governo do município de São Paulo obtém para os seus cidadãos quando ele estabelece uma parceria onde ele compra produtos da empresa patrocinadora que possuem similares no mercado e que são gratuitos?
Quem estabeleceu os critérios de usabilidade para a população com deficiência visual? Foi a própria empresa parceira que vende produtos para a Prefeitura? Porque os mesmos estudos não foram apresentados para a comunidade para se estudar a viabilidade na elaboração de produtos gratuitos que atendam os cidadãos deficientes?

Voltar atrás na decisão de implementar o sistema operacional Vista, da empresa Microsoft, nos telecentros, não resolveria o problema do atraso tecnológico brasileiro, mas ajudaria a mantér o país bem posicionado em relação aos interesses das grandes corporações, demonstrando que as instâncias de governo no Brasil se pautam pelo que é benéfico para o país e para a nação, fomentando as atividades acadêmicas, sociais e a formação de futuros profissionais. O contrário seria submeter as decisões do governo aos interesses econômicos de terceiros, que pouco benefício trazem para o país, jogando o dinheiro do contribuinte no lixo.

Merle BradfordBy:
TelecommunicationsIn: