Gegen Gewalt und für die Verteidigung der Menschenrechte - Goiania sign now

MANIFESTO CONTRA A VIOLÊNCIA E EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS NO ESTADO DE GOIÁS


É difícil defender só com palavras a vida.
João Cabral de Melo Neto


Os últimos acontecimentos registrados no estado de Goiás são estarrecedores. A partir da Operação Sexto Mandamento, liderada pela Polícia Federal, uma série de crimes praticados por grupos de extermínio vem sendo desvendados e a sociedade vai descobrindo um fato que já vem sendo denunciado há muito tempo pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, pela Campanha A Juventude quer Viver, pelo Comitê Goiano pelo Fim da Violência Policial e vários outros grupos de luta pelos direitos humanos: uma parte da polícia do estado de Goiás tem envolvimento com as dezenas de mortes registradas no estado!
Este fato, da investigação da Polícia Federal e da prisão de envolvidos com os crimes, desencadeou mais uma série de ameaças contra vários militantes defensores de direitos humanos do estado e em particular contra a Casa da Juventude Pe. Burnier, instituição filantrópica da Companhia de Jesus, dedicada à missão de evangelização da juventude no centro-oeste brasileiro, por meio de projetos de formação, assessoria e pesquisa desde o ano de 1984.
Essas ameaças representam um esforço de intimidação da sociedade e de perpetuação da violência contra a juventude, muitas vezes praticada pelo próprio Estado.
Em Goiás, uma Comissão Especial em Defesa da Cidadania analisa a situação de extermínio no estado e investiga o desaparecimento de 35 jovens nos últimos anos. A ação do Comitê pelo Fim da Violência Policial associada à luta promovida pelas Pastorais da Juventude, por meio da Campanha contra Violência e o Extermínio de Jovens, vem ganhando força e relevância no estado e desencadeando a ira daqueles que por vários anos agiram livremente atentando contra a vida de jovens pobres, negros em sua maioria, nas periferias urbanas e no campo do estado de Goiás.
É fundamental que as várias organizações nacionais comprometidas com a luta por justiça e cidadania reafirmem, cada vez mais e de forma efetiva, o compromisso com estas importantes iniciativas de engajamento na luta pela vida e contra toda forma de violência. A Igreja Católica, os mandatos populares, as centrais sindicais, as organizações nacionais de direitos humanos, enfim, todos(as) os que lutam pela vida e assumem a sua defesa precisam se manifestar sobre os graves fatos aqui relatados.
Nós, abaixo assinados, solidarizamo-nos com a luta do povo de Goiás e manifestamos o nosso compromisso com a luta contra a violência e o extermínio! Exigimos do Governo do Estado e do Governo Federal medidas rápidas na perspectiva de proteger os companheiros e companheiras que estão ameaçados, e, o mais importante, a adoção de políticas sérias que coíbam a violência e promovam a formação, fiscalização e a valorização das carreiras da polícia civil e militar, sabemos que superar a violência é um desafio da democracia brasileira.
Brasil, 12 de abril de 2011.

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in, otherwise register an account for free then sign the petition filling the fields below.
Email and the password will be your account data, you will be able to sign other petitions after logging in.

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

Attention, the email address you supply must be valid in order to validate the signature, otherwise it will be deleted.

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in

Comment

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal
0 / 50

Latest Signatures

No one has signed this petition yet

Information

Melisa GalvanBy:
FoodIn:
Petition target:
Bundesregierung und Federalregierung

Tags

No tags

Share

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title

Widgets