Exigimos que o MEC assuma o Centro de Geologia Eschwege, Diamantina, MG, Brasil sign now

A Executiva Nacional dos Estudantes de Geologia - ENEGE - vem expor sua indignaзгo e preocupaзгo com a atual situaзгo do Centro de Geologia Eschwege (CGE). Nos ъltimos anos, acompanhamos a trajetуria de sucateamento e abandono, por parte do governo, pela qual o CGE vem passando o que resultou em imensa perda estrutural e operacional, tal como falta de equipamentos de campo, computadores, carros, professores, funcionбrios, dentre outros.
O Ministйrio de Educaзгo (MEC) nгo se compromete com o Centro de Geologia Eschwege alegando que os estбgios nгo se encaixam nas suas modalidades de instituiзгo de ensino, porйm sabe-se que hб mais de 30 anos estes estбgios acontecessem e sгo considerados de excelente valia pelas escolas de geologia paнs afora.
Para a ENEGE, esta й uma visгo altamente contraditуria. O governo prega que uma das suas prioridades й a Educaзгo e, alйm disso, й o primeiro governo no Brasil a ter um programa de Geologia e Mineraзгo, o que com certeza serб falho se nгo for acompanhado por bons profissionais e o CGE contribuiu e contribui muito para a boa formaзгo do Geуlogo Brasileiro.
Ressaltamos que o conhecimento geolуgico й responsбvel por expressiva porcentagem do PIB nacional pois gera descobertas e extraзгo reservas de minerais metбlicos e nгo-metбlicos e, ainda, de hidrocarbonetos. Investir na formaзгo do geуlogo brasileiro й investir na economia e soberania nacional. O MEC nгo pode simplesmente dar as costas para esse imenso nъmero de estudantes que aguarda pelo estбgio assim nгo cumprindo com seu compromisso social perante a naзгo.
A ENEGE reivindica que o MEC, a partir de 2007, se responsabilize pela manutenзгo dos estбgios do CGE

browse all the signatures

Olga JuarezBy:
Justice, rights and public orderIn:
Ilmo. Sr. Ministro Fernando Haddad_ MEC