Em defesa do Programa de Educaзгo Tutorial sign now

EM DEFESA DA EXPANSГO E FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE EDUCAЗГO TUTORIAL

Excelentнssimos(as) senhores(as) deputados(as) e senadores(as) desde 94 o PET - Programa Especial de Treinamento, agora Programa de Educaзгo tutorial, vem sofrendo ataques; mas, devido a

moblizaзгo dos petianos e do reconhecido mйrito do Programa, conseguimos que o programa nгo fosse extinto. Mas ainda nгo conseguimos fazer com que o governo voltasse a investir na educaзгo e no aperfeiзoamento do corpo dicente das universidades. As pesquisas continuam sendo feitas com pouco apoio aos bolsistas de iniciaзгo cientнfica, tendo estes que conviver com recursos escassos e falta de infra estrutura bбsica para o desenvolvimento de pesquisas, recorrendo a outros meios para conseguir manter a qualidade e prezar pela filosofia e qualidade do Programa, pois nгo deixaremos o Programa ser desqualificado por falta de verbas e nгo queremos assistir o desmonte do ensino pъblico e gratuitto de qualidade. Os PETs do Brasil inteiro desenvolvem trabalhos de pesquisa, ensino e extensгo totalmente voltado para a melhoria da graduaзгo e da comunidade civil; indubtavelmente, desde de 1978 o programa vкm formando um dos melhores profissionais do corpo dicente, sendo elogiado por vбrias entidades e professores(as) entre ela a filуsofa Marilena Chaui, mas paradoxalmente nгo vemos nenhum incentivo concreto ao fortalecimento e expansгo do programa nas universidades.

Quanto mais alunos alunos tiverem uma bolsa para estudar ao invйs de bolsas trabalho que fazem com que os alunos ocupem os espaзos dos servidores que deveriam ter sido contratados pela universidade, melhor serб a formaзгo no Brasil. Segundo Hazel Henderson, os governos que contabilizam saъde e educaзгo como investimento e nгo como despesas, se desenvolvem sуcio-econфmicamente mais rбpido.

PORTANTO, SEGUINDO O INCISO V DO ARTIGO 2є DA PORTARIA Nє 3.385, DE 29 DE SETEMBRO DE 2005, NO QUAL ESTБ PREVISTA A EXPANSГO DO PROGRAMA, BEM COMO A LEI Nє 11.180, DE 23 DE SETEMBRO DE 2005 VIMOS PEDIR:

- A EXPANSГO DO PROGRAMA EM NНVEL NACIONAL, PRIVILEGIANDO AS REGIХES QUE POSSUEM O MENOR NЪMERO DE GRUPOS PETS E AS INSTITUIЗХES PЪBLICAS, ATЙ ALCANЗAR UM GRUPO PET POR CURSO - CONSIDERANDO QUE TEMOS APENAS 298 GRUPOS;

- OFERECER BOLSAS A TODOS OS BOLSISTAS QUE INGRESSEM NO MESTRADO LOGO APУS A CONCLUSГO DA GRADUAЗГO;

- PREVISГO DE GASTOS PARA CUSTEAR O INTERCВMBIO DOS BOLSISTAS, BEM COMO PARA PRPFESSORES VISITANTES;

Atenciosamente,

Lena BeasleyBy: