Em Defesa das Pessoas Autistas sign now

ABAIXO-ASSINADO

Nуs, familiares e amigos das pessoas autistas, vimos protestar contra a forma equivocada que o senhor Gustavo Krause, ex-ministro da Fazenda, adotou ao empregar a palavra "autista" em relaзгo ao Governo Lula, no seu artigo "PT, autismo e autoritarismo", publicado no Jornal do Brasil no dia 26/2/2005 e que pode ser lido no link abaixo.

А parte concordarmos ou nгo com a opiniгo expressa no referido artigo em relaзгo ao Governo Federal brasileiro, entendemos que a definiзгo para o autismo ali encontrada, "uma doenзa que acomete o indivнduo de um ensimesmamento psicуtico em seu mundo interior a tal ponto que o torna absolutamente incapaz de qualquer contato com o mundo ao seu redor", alйm de anacrфnica, nгo esclarece ao pъblico leitor sobre essa deficiкncia mas, ao contrбrio, vem reforзar preconceitos que jб deviam estar esquecidos.

"Autismo" й um termo mйdico que define uma sнndrome. Usar essa palavra como metбfora para descaso, para descompromisso com a realidade, mostra uma ignorвncia que beira a crueldade para com as pessoas autistas e para com seus familiares.

Por tudo isso, vimos aqui lanзar um apelo: que as pessoas de bem se unam para esclarecer а sociedade da real condiзгo de nossos filhos, de suas necessidades e de seu potencial, que a imprensa nгo mais adote essa palavra com um sentido depreciativo.

browse all the signatures

Katelyn EwingBy: