Em defesa da Maternidade do Hospital Amato Lusitano / Castelo Branco sign now

ABAIXO-ASSINADO

EM DEFESA DA MATERNIDADE DO HOSPITAL AMATO LUSITANO

O artigo 64є da Constituiзгo da Repъblica Portuguesa, , assegura a todos os portugueses o direito а saъde, determinando que o Estado tem que garantir o acesso de todos os cidadгos, independentemente da sua condiзгo econуmica, aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitaзгo () e que deve fazк-lo garantindo a cobertura de todo o paнs em recursos humanos e unidades de saъde.

Estando a ser posto em causa este artigo pelos sucessivos governos, nomeadamente com a privatizaзгo de diversos serviзos, com as taxas moderadoras e os seus aumentos, com a ausкncia de comparticipaзгo de diversos medicamentos, com o encerramento de muitos serviзos em unidades hospitalares.

O encerramento de mais serviзos, jб anunciados pelo actual Governo, agrava as condiзхes de acesso aos cuidados de saъde sobretudo por parte daqueles que tкm menos recursos ou que vivem mais longe dos centros urbanos.

Assim, os cidadгos e entidades abaixo-assinados manifestam a sua preocupaзгo face as notнcias vindas a pъblico da intenзгo de encerrar a Maternidade do Hospital Amato Lusitano no Concelho de Castelo Branco que serve o sul do distrito. Й indispensбvel que continue a existir um serviзo de proximidade nesta бrea. A saъde materna e dos recйm nascidos e o seu acompanhamento, exigem que o Governo mantenha este serviзo.

Hope WuBy:
LGTBIn: