Em defesa da educaзгo no Brasil e contra fechamento de cursos de mestrado ъnicos no paнs no Centro Universitбrio Senac sign now

Nуs que acreditamos no estнmulo а pesquisa e na construзгo do conhecimento no Brasil, viemos por meio desta petiзгo manifestar nosso profundo pesar diante da perspectiva de fechamento dos cursos de Mestrado em Moda, Cultura e Arte, Mestrado em Design, Mestrado em Gestгo integrada em saъde do trabalho e meio ambiente no Centro Universitбrio SENAC- Sгo Paulo.

O esforзo de mais de 200 pessoas (entre professores, mestrandos e mestres) em criar uma nova perspectiva de pesquisa no Brasil foi ignorado tornando ainda mais preocupante o gravнssimo problema da precбria quantidade de mestres formados e possнveis futuros doutores no paнs.

O fato й um desperdнcio de anos de investimentos pъblicos e contribuiзхes dos trabalhadores para o sistema S (ao qual o SENAC pertence) e por meio de agкncias de fomento. Ficam paralisadas pesquisas pioneiras e ъnicas na Amйrica Latina. Um patrimфnio intelectual brasileiro consolidado serб abandonado, tendo em vista que o conhecimento produzido nгo serб aproveitado e nem desenvolvido por futuros pesquisadores. O paнs perde em produзгo intelectual e em formaзгo de profissionais crнticos em бreas em crescimento.

Os programas foram constituнdos com um corpo docente comprometido com a produзгo acadкmica e mais de 100 mestres foram formados e outra centena desenvolve seus projetos pioneiramente em бreas fundamentais para modernizaзгo do Brasil. Os participantes jб contam com publicaзхes e participaзгo em eventos acadкmicos nacionais e internacionais. Todos sгo recomendados pela CAPES/MEC.

O que isso significa?
Que os cursos de mestrado em Design, Moda e Gestгo Integrada poderгo nгo existir mais.
Que o paнs regride e caminhando a passos largos rumo a mediocridade em setores que em plena expansгo no mundo como Moda, Design e Gestгo Integrada.
Se nгo existe pesquisa, por conseqькncia teremos cursos de tйcnicos precбrios, cursos de graduaзгo medнocres, resultando em atraso e prejuнzo ao desenvolvimento de todos brasileiros.

O que isso causa?
Descrйdito e perda da credibilidade da instituiзгo SENAC, junto а comunidade acadкmica nacional e internacional, junto ao mercado de trabalho e em relaзгo aos estudantes que, em ъltima instвncia, pagaram por "um produto com defeito", semeando inseguranзa e instabilidade, com isso ameaзando as bases do ensino superior no paнs.

O que se reivindica?
A nгo-suspensгo do ingresso de novos alunos nos programas e a garantia da continuaзгo dos programas.

Por estas razхes nуs, abaixo assinados, cidadгos, pesquisadores e professores universitбrios e pessoas que acreditam na educaзгo no Brasil pedimos a apoio de toda sociedade e autoridades para que haja a garantia da continuidade dos programas em nome do estнmulo а pesquisa e da construзгo do conhecimento no paнs.

Sign with Facebook sign_with_twitter

Sign with Facebook sign_with_twitter

browse all the signatures

Ofelia LesterBy:
Justice, rights and public orderIn:
Ministйrio da Educaзгo do Brasil - MEC