Em defesa da Ana Maria sign now

A Associaзгo dos Estudantes da Faculdade de Ciкncias de Lisboa (AEFCL) й, como o nome indica, de todos os estudantes. Foi com este espнrito que a Ana Maria de Jesus Pereira Guina trabalhou ao longo de vinte e trкs anos: para os estudantes. Esta postura foi possнvel porque a Ana Maria й uma pessoa solidбria, generosa, humilde, carinhosa, disponнvel, dedicada, respeitadora das diferenзas, honesta e leal. Desempenhou sempre o seu trabalho com indesmentнvel valor, conhecimento e profissionalismo, por vezes atй amor e dedicaзгo a todos os estudantes que passaram pela AEFCL, bem como a todos os assuntos inerentes а sua prуpria actividade. O seu empenho e presenзa foi estimado e acarinhado por milhares de estudantes da FCUL (e nгo sу) e pelos mais de mil dirigentes associativos que consideram o seu bom fortunio ter podido contar com ela como trabalhadora e amiga.
Sгo inъmeros os exemplos que atestam estas qualidades de carбcter e profissionalismo e que ultrapassaram em larga medida as funзхes e o horбrio de trabalho atribuнdos а Ana Maria enquanto funcionбria da Associaзгo dos Estudantes da Faculdade de Ciкncias de Lisboa, nomeadamente:
- apoio a bolseiros, no preenchimento de impressos e em indicaзхes processuais, o que impediu que estudantes perdessem o acesso a bolsas, residкncias, serviзos mйdico-sociais, serviзos de apoio а infвncia e outros, contribuindo assim para a igualdade no acesso, frequкncia e кxito de inъmeros estudantes;
- prestaзгo de esclarecimentos sobre questхes relacionadas com direitos dos estudantes e reflectidas no regulamento Pedagуgico da Faculdade de Ciкncias;
- apoio a estudantes deficientes e trabalhadores estudantes;
- orientaзгo prestada a estudantes que frequentavam pela primeira vez a Faculdade e a estudantes de mestrado, doutoramento e ERASMUS;
- prestaзгo de esclarecimentos sobre o funcionamento, serviзos e planos de curso da Faculdade, em Semanas da Ciкncia e visitas de estudo de estudantes do secundбrio;
- intervenзгo junto de vбrios funcionбrios docentes e nгo docentes, de estudantes e outras Associaзхes/Instituiзхes na defesa de direitos pedagуgicos, humanos, ambientais e cнvicos;
- participaзгo na elaboraзгo de sebentas editadas pela Associaзгo dos Estudantes e, portanto, contribuiзгo para a diminuiзгo do insucesso escolar e aumento da possibilidade de aquisiзгo a baixo custo de material de estudo pelos estudantes da Faculdade de Ciкncias e de outras;
- apoio nas publicaзхes da Associaзгo dos Estudantes como o Improp, a revista Ciкncia e outras;
- recolha de informaзгo junto dos estudantes, decisivas em inъmeras intervenзхes da Associaзгo dos Estudantes e na organizaзгo de vбrias actividades desportivas, culturais, pedagуgicas e polнticas;
- sugestхes para aumentar os benefнcios de sуcios da Associaзгo dos Estudantes;
- apoio na aquisiзгo de subsнdios para a realizaзгo de actividades promovidas pela Associaзгo dos Estudantes para os estudantes e restante comunidade da Faculdade;
- auto-formaзгo continua em contabilidade e gestгo decisivas para a organizaзгo, evoluзгo e bom funcionamento da Associaзгo dos Estudantes;
- acesso a toda a informaзгo relacionada com a contabilidade da Associaзгo dos Estudantes a todos os interessados;
- apoio a milhares de estudantes em questхes pessoais.
Foi com um misto de choque, desgosto e raiva que muitos destes estudantes tomaram conhecimento da recente acзгo disciplinar movida pela actual DAEFCL contra a Ana Maria, com o propуsito de a destituir do seu emprego sem qualquer tipo de indemenizaзгo. Esta acзгo demonstra um profundo desrespeito pela Ana Maria e pelo seu contributo constante а DAEFCL e aos estudantes de Ciкncias.
Demonstra tambйm uma enorme desconsideraзгo pela prуpria entidade que constitui a DAEFCL, que naturalmente extravasa os actuais, transitуrios dirigentes: pela sua experiкncia, pela sua dedicaзгo contнnua, a Ana Maria tem consistido num elo de ligaзгo entre sucessivas geraзхes de estudantes e dirigentes associativos, e como tal constitui um patrimуnio que nгo reconhecemos que actual DAEFCL valorize nem tenha maturidade para desfazer. A sua longevidade como funcionбria й uma clara demonstraзгo da sua inquestionбvel honradez e competкncia. A resposta sem hesitaзхes de dezenas e dezenas de actuais estudantes e ex-estudantes, de funcionбrios, docentes e nгo docentes em prestarem o seu apoio а Ana Maria й uma evidкncia clara do seu valor humano, da marca indelйvel que a Ana Maria deixou em tantos e tantos de nуs.
Consideramos a presente acзгo disciplinar um acto calunioso e persecutуrio, e exigimos que a DAEFCL faзa de imediato um pedido formal de desculpas e consagre, sob mъtuo acordo, uma indemenizaзгo digna e justa, que reconheзa o serviзo prestado а DAEFCL e aos estudantes.

Max DaughertyBy:
MusicIn:
Direcзгo da Associaзгo dos Estudantes da Faculdade de Ciкncias de Lisboa (DAEFCL)