Diga Não ao Retrocesso sign now

Diga Não ao Retrocesso

Baseado no princípio de que não adianta ficar só reclamando de braços cruzados, intimo os cidadãos hamburguenses a assinarem esta petição, que deverá ser encaminhada ao nosso prefeito, em tempo hábil.

Está para ser decidido se os mercados em Novo Hamburgo devem ou não fechar mais cedo, o que seria um grande retrocesso para nossa cidade.

A iniciativa vem de pequenos comerciantes, que culpam os grandes mercados por interferirem em seus negócios. Ora, todo mundo sabe que os pequenos mercados servem para atender o pessoal do bairro, mas que não ficam abertos até certa hora. Quem deixa para fazer suas compras mais tarde já sabe que tem de se deslocar até os grandes mercados. Todo mundo sabe disso e isso sempre foi assim, tanto aqui em Novo Hamburgo quanto em Porto Alegre ou Caxias do Sul. O consumidor é quem opta por se deslocar menos e ter um atendimento mais personalizado pelo comerciante que já o conhece pessoalmente ou se deslocar mais, gastar combustível, enfrentar trânsito, perdas de tempo e ter um atendimento mais padronizado. Essa lógica já faz parte do senso comum.

A verdade é que Novo Hamburgo há muito tempo não tem mais porte de província para andar na contra-mão. O próprio projeto da vinda do Trensurb à nossa cidade, que já foi muito adiado, é a prova disso. "Onde deve ser a última estação do trem, em Novo Hamburgo?", perguntam. "Deve ser em Ivoti", deveria ser a resposta.

O que fortalece a economia local é a educação. Conscientizar o consumidor de que pagando onze reais pelo produto feito na sua cidade está aproximando o dinheiro de voltar ao próprio bolso, enquanto que pagar dez reais por um produto equivalente que vem de outro País provavelmente irá distanciar este refluxo. É a cultura de olhar somente o preço que está errada e não o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Mas o que não pode ser feito é podar totalmente a liberdade de escolha.

Fica uma pergunta propositalmente utópica: Porque os bairros não poderiam ter pequenos mercados que funcionem 24 horas, ou seja, tornando-se mais disponíveis do que os grandes mercados? Isto não seria um diferencial interessante e que iria atrair um público noturno carente de opções? Cabe aos donos desses estabelecimentos se organizarem e fazerem acontecer. Soluções são feitas com criatividade e não gerando mais problemas. Até a igreja, que fica bem no centro da cidade, toca o sino depois das nove horas da noite em sábados, anunciando seus serviços.

Assine esta petição e ajude a impedir o retrocesso em nossa cidade.

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in, otherwise register an account for free then sign the petition filling the fields below.
Email and the password will be your account data, you will be able to sign other petitions after logging in.

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

Attention, the email address you supply must be valid in order to validate the signature, otherwise it will be deleted.

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in

Comment

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal
100 / 1000

Latest Signatures

browse all the signatures

Information

Cheri SwansonBy:
ReligionIn:
Petition target:
Ilmo. Prefeito Tarcísio Zimmermann

Tags

No tags

Share

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title

Widgets