Devir, publique livros de RPG sign now

Esta petiзгo tem como objetivo algumas mudanзas no tratamento que a Devir dб аs suas licenзas de RPG. Por algum motivo, os lanзamentos da editora estгo ocorrendo com uma diferenзa de tempo cada vez maior, e estamos claramente preocupados com o futuro do RPG no Brasil. Prova disso й que nуs, consumidores, fomos implorar por ajuda diretamente com os responsбveis pelas licenзas: A Wizards of the Coast (http://boards1.wizards.com/showthread.php?t=863803), a White Wolf (http://forums.white-wolf.com/viewtopic.php?t=59406) e a Steve Jackson Games (http://forums.sjgames.com/showthread.php?p=414424). Por meio dessa petiзгo, nуs pedimos as seguintes mudanзas:

1)Lanзamentos mais freqьentes.

Estou plenamente consciente que o mercado brasileiro nгo й capaz de suportar a mesma quantidade de lanзamentos que o mercado americano. O brasileiro mйdio й incapaz de comprar um ou dois livro de R$60,00 por mкs. A situaзгo piora quando levamos em consideraзгo que vocкs tem que lanзar livros de trкs licenзas importantes (D&D, Mundo das Trevas e GURPS). Mas levem em consideraзгo que nem sempre quem joga um desses sistemas, tem interesse em comprar dos outros. Entгo, tecnicamente, vocкs possuem trкs pъblicos distintos dentro da sua бrea de RPG.

Gostaria de pedir que vocкs aumentassem a freqькncia de lanзamentos para que pudessem abastecer essas trкs бreas com uma certa freqькncia, ao invйs de ficar se concentrando em apenas uma delas. Analisando o mercado, nуs acreditamos que um lanзamento a cada 20 ou 30 dias, intercalando os de cada sistema, seria um mercado promissor e nгo causaria revolta dos outros jogadores. Eles terгo certeza que um livro novo pra eles chegarб em no mбximo 60 dias.

2) Lanзamentos de livros esperados pelo pъblico.

Recentemente, o motivo da revolta foi o anъncio sobre o lanзamento do livro Arcana Evoluнda para o EIRPG, enquanto todos os consumidores de D&D esperavam tнtulos como Draconomicon, Livro Completo do Arcano, Livro Completo do Aventureiro e Guia dos Jogadores de Faerun. Um sentimento semelhante acontece com o anъncio do livro Antagonistas sem que nenhum outro livro do Mundo das Trevas tenha sido lanзado (Vampiro: O Requiйm, Lobisomem: Os Destituнdos, ou Mago: O Despertar), mesmo que no site de vocкs eles estejam agendados para 2006. O que dizer dos jogadores de GURPS que estavam ansiosos pelo lanзamento da 4Є Ediзгo no Brasil ano passado e atй agora o livro nгo foi lanзado? Considerando que o ъltimo lanзamento de GURPS foi o GURPS Psiфnicos em 2003, isso й uma escala de tempo bem grande.

Realmente, nгo entendemos o motivo pelo qual vocкs optaram por estes tнtulos ao invйs de lanзar o que todos os jogadores esperam e querem comprar. Nгo й difнcil ou demorado fazer uma enquete online e nos principais fуruns de RPG do Brasil para determinar o que os jogadores querem (e conseqьentemente, comprarгo), e fazer seu cronograma de lanзamentos em cima disso.

Por favor, ouзam seus consumidores na hora de determinar cronogramas. Se eles pedem um livro, й porque querem comprб-lo. Ao fazer isso, conseqьentemente vocкs melhorarгo seu relacionamento com o cliente e provavelmente receberгo menos e-mails com crнticas destrutivas e mais e-mails com pedidos de lanзamentos.

3) Melhor trabalho de revisгo.

Muitos livros lanзados por vocкs vкm com erros grotescos de traduзгo. Poderнamos simplesmente reclamar dos tradutores, mas o principal responsбvel por isso sгo os revisores. Coisas simples, como escolher a melhor traduзгo para Trip (Livro do Jogador 3.5) ou atй mesmo checar uma tabela que cobriu parte de um texto e checar textos que simplesmente nгo foram traduzidos e mantiveram vбrias interrogaзхes que provavelmente eram palavras que o tradutor iria checar depois (Guia da Tecnocracia).

Mesmo apуs o livro ser impresso, esse trabalho de revisгo pode ser executado, com o lanзamento de erratas oficiais diretamente no sнtio oficial de vocкs e quando forem fazer novas impressхes de livros, evitando que erros bobos permaneзam entre um livro impresso em 2004, e outro em 2007. FAQs tambйm seriam bem-vindos.

4) Versхes econфmicas.

Adoramos os livros manterem o padrгo americano. Capa dura, pбginas de alta qualidade, coloridos, e de acabamento fino. Mas nгo dб para negar que essa qualidade toda tem um preзo. Um preзo que o brasileiro mйdio nгo consegue pagar com a freqькncia que gostaria.

Gostariamos de sugerir que vocкs lanзassem livros com acabamento mais modesto, como Punhos e Espadas, os Livros de Clг de Vampiro, ou os livros de GURPS. Apenas mudar o material dos livros e fazк-los preto e branco iria barateб-los e colocб-los acessнveis а grande populaзгo. Vocкs tambйm poderiam lanзar uma tiragem limitada em "versгo de luxo" (idкntica a versгo original americana) para quem dispхe de dinheiro para comprб-los.

Resumidamente, este й o nosso desejo. Espero que vocкs dкem a devida atenзгo a esse movimento, uma vez que nуs queremos livros traduzidos, com qualidade e com preзo acessнvel. Alйm de um elo mais humano com a editora, que irб favorecer a ambos os lados. Vocкs terгo seu pъblico comprando o que vendem, e nуs teremos os livros que queremos.

Maritza SandersBy:
ReligionIn: