Destino incerto para a Biblioteca, Arquivo e Publicações do ex-IPA, hoje IGESPAR, IP sign now

Os subscritores deste abaixo-assinado manifestam a sua grande apreensão com o futuro da maior biblioteca especializada em património arqueológico do País, que tem vindo a servir estudantes universitários professores e investigadores, além do público interessado.
Referimo-nos à Biblioteca de Arqueologia do IGESPAR, IP, que resultou da cedência, em 1999, em regime de comodato, pelo Estado Alemão ao Estado Português, aquando da extinção da delegação de Lisboa do Instituto Arqueológico Alemão, vindo a integrar o então Instituto Português de Arqueologia (IPA).
Não menos importante tem vindo a ser a permanente e necessária actualização do acervo desta biblioteca, garantida fundamentalmente pela permuta das publicações de arqueologia de edição própria (a Revista Portuguesa de Arqueologia e a série monográfica Trabalhos de Arqueologia) com centenas de instituições congéneres e de investigação arqueológica, nacionais e estrangeiras. Tais publicações têm desempenhado um papel fundamental na divulgação da actividade arqueológica nacional realizada durante a última década.
Acresce ainda a preocupação com o Arquivo do ex-IPA, com um acervo histórico complementar ao da Biblioteca, onde se encontram os relatórios dos trabalhos arqueológicos realizados em Portugal desde o Estado Novo até à actualidade, muitos dos quais nunca foram publicados, pelo que são de extrema importância para qualquer investigação
A Resolução do Conselho de Ministros n.º 78/2008, (D.R. n.º 94, Série I de 15-05), referente à requalificação e reabilitação da frente ribeirinha da cidade de Lisboa, prevê que na área onde actualmente se localiza a Biblioteca de Arqueologia e o Arquivo se venha a construir o novo Museu Nacional dos Coches, devendo iniciar-se a obra ainda no decorrer do corrente ano, de forma a encontrar-se concluída a tempo das comemorações do primeiro centenário da implantação da República em 2010.
Gostaríamos, por conseguinte, de alertar V. Ex.ª para a importância de que se reveste a continuidade desta Biblioteca bem como das publicações arqueológicas a ela associadas, cuja qualidade tem vindo a ser reconhecida além-fronteiras.

Sem mais,

Os Subscritores

- Uncertainty for the archaeological Library, Archive and Publications of ex-IPA, presently IGESPAR, IP

The below signed are protesting the uncertain future of the largest specialized library of archaeological heritage in Portugal, that has served students, university professors and researcher as well as the general public.
We refer to the Archaeological Library of IGESPAR, IP, (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, IP) which resulted from the 1999 cession of the German States collections to the transference of materials to the Portuguese State, due to the extinction of the German Archaeological Institutes closure of its Lisbon branch. At that time, the collection became absorbed and integrated in to the Instituto Português de Arqueologia (Portuguese Institute of Archaeology).
Of no less importance is the permanent and necessary upkeep of the quantity of publications in this library that is basically guaranteed by the mutual exchange of publications, with hundreds of similar national and international institutions of archaeology, with its own edition of the "Revista Portuguesa de Arqueologia" and the monographic series "Trabalhos de Arqueologia". Such publications have played a essential role in the dispersion and dissemination of national archaeological activity over the last decade.
Adding to this preoccupation concerning the archives of the institution formerly known as IPA are the archaeological reports a volume of works that are of great historical value to the collection. Here, one can consult those reports and the archaeological campaigns conducted in Portugal since the Estado Novo until the present day - many of which have never been published and are of extreme and essential importance to any researcher.
The Resolution of the Ministry Cabinet n.º 78/2008, (D.R. n.º 94, Série I de 15-05) which refers to the 78/2008 improvement and reconstruction of the river front of the city of Lisbon, foresees that in this area where the Library of Archaeology and the above mentioned archives are currently located, construction of the new National Museum of Coaches will have to be initiated, during this year, in order for the work to conclude in time for the commemoration ceremonies for the first centennial since the implantation of the Republic in 2010.
We would like, therefore, to alert his Excellency to the importance of the continuity of this library as well as those archaeological publications and associated works, whose quality has come to be recognized beyond the borders of Portugal.

Goal reached !

browse all the signatures