Defender os HUC sign now

Considerando que os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) são uma das mais importantes unidades de saúde do país - as cerca de 1500 camas, o número de cirurgias e o número de doentes fazem desta unidade a maior do país, com extrema importância no Serviço Nacional de Saúde e forte impacto no âmbito regional e nacional;

Considerando que temos assistido a um processo de asfixia financeira dos HUC - só em 2006, não receberam cerca de 36 milhões de euros que estavam contratualizados com o Estado;

Os cidadãos abaixo-assinados:

1. Repudiam a política de cortes orçamentais que põem em causa a qualidade de prestação de serviços;

2. Repudiam o processo acelerado de empresarialização que põe em causa a continuidade de alguns serviços;

3. Exigem a manutenção da integridade de todos os serviços e blocos que constituem os HUC, assim como exigem mais investimento na sua modernização e melhoria;

4. Exigem que a saúde continue a ser considerada um direito universal e que por isso esteja afastada da lógica do lucro e da cobiça dos grupos económicos;

5. Exigem a valorização do Serviço Nacional de Saúde público como garantia da igualdade no acesso à saúde.

browse all the signatures

Kay DownsBy: