Curso de Treinadores de Futsal - Nнvel II sign now

MANIFESTO lanзado pelo NTFV(Nъcleo de Treinadores de Futsal de Viseu)

Curso de Treinadores de Futsal - Nнvel II

Uma necessidade inadiбvel!

O desenvolvimento da modalidade Futsal (segunda mais praticada no paнs), й hoje em dia um facto inegбvel, representando um grande espectбculo mobilizador tanto dos meios de comunicaзгo social (regional e nacional), como do pъblico em geral que normalmente preenche a lotaзгo dos pavilhхes.

Apesar de na nossa opiniгo a Associaзгo de Futebol de Viseu ter levado a cabo um Curso de Treinadores de Nнvel I em data menos apropriada (uma vez vez que foi realizado um mкs antes da competiзгo distrital ter inicio), conseguiu ainda assim cerca de quinze participantes.
Podemos afirmar que no presente, de um modo geral, todos se encontram integrados em бreas relacionadas com a modalidade. Cerca de dez trabalham com equipas que se encontram a disputar os campeonatos da Associaзгo de Futebol de Viseu.
Nгo somente, mas tambйm por este motivo, nгo podemos deixar de verificar que o campeonato distrital promovido pela mesma Associaзгo, relativo ao escalгo competitivo de Seniores, se tem revelado extremamente equilibrado e como o mais competitivo de sempre da histуria do Futsal Distrital.

Esta virtuosa modalidade й sem sombra de dъvidas a que mais tem crescido nos ъltimos tempos no Distrito de Viseu. Torna-se entгo imperativo apostar na formaзгo de mais treinadores e na continuidade da formaзгo dos que jб existem, uma vez que estes, para alйm do meritуrio trabalho que tкm desenvolvido tкm tambйm demonstrado bastante vontade em evoluir nos conhecimentos.

De entre vбrios motivos destacamos ainda:

O Distrito de Viseu conta apenas com trкs equipas a disputarem os campeonatos nacionais, todas inseridas na 3Є divisгo da modalidade, quando Distritos como os de Braganзa, Vila Real, Castelo Branco e Guarda contam com equipas em divisхes superiores destes campeonatos (1.Є, 2.Є e 3.Є Divisгo Nacional);

A abertura de cursos de Nнvel II por parte das Associaзхes de Futebol de Leiria, Coimbra, Viana do Castelo e Lisboa;

Haver um nъmero considerбvel de equipas a disputarem os campeonatos em todos os escalхes etбrios da modalidade, promovidos pela Associaзгo de Futebol de Viseu, com tendкncia para o aparecimento de mais clubes interessados em participar.

Consideramos entгo que no Distrito de Viseu nos encontramos perante uma situaзгo de bloqueio e que se torna imperiosa a definiзгo de uma estratйgia de desenvolvimento.
Esta, por sua vez, e reafirmamo-lo, nгo serб possнvel senгo sustentada na aposta da continuidade da formaзгo, passando tambйm pela abertura, por parte da Associaзгo de Futebol de Viseu, de um Curso de Treinadores de Futsal de Nнvel II.

Com os melhores cumprimentos,

Os abaixo-assinados